spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Alerta Médico: Aumento de casos de doenças respiratórias em emergências pediátricas

spot_imgspot_img

Mais lidas

As emergências pediátricas do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) e da UPA Colubandê, localizadas em São Gonçalo, estão enfrentando um grande aumento no número de atendimentos de crianças com sintomas de doenças respiratórias. Um dos principais motivos é a queda de temperatura, que contribui para a propagação do vírus sincicial respiratório (VSR). Preocupados com essa situação, os médicos alertam sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para evitar casos graves.

A bronquiolite é uma doença comum nessa época do ano, quando o clima esfria, e é causada por diferentes tipos de vírus, sendo o VSR o mais predominante. Ele é o principal responsável pela bronquiolite e outras doenças respiratórias agudas graves, podendo aumentar a taxa de mortalidade, especialmente em crianças menores de dois anos, conforme alerta a coordenadora médica da emergência pediátrica do Heat, Melissa Monção.

Outra questão importante destacada pelos médicos é a importância da vacinação. “Imunizar as crianças contra a gripe e a COVID-19 também ajuda a prevenir doenças causadas pelo VSR. Os pais devem procurar um posto de saúde e manter as vacinas em dia”, afirmam.

Na UPA do Colubandê, os médicos pediatras têm observado um aumento de mais que o dobro no número de crianças atendidas nas últimas três semanas. A maioria recebe medicação, estabilização e alta. Alguns casos mais graves são encaminhados para o setor de pediatria do Alberto Torres, que na semana passada precisou abrir uma enfermaria extra para acomodar os pacientes graves.

Atento ao problema, o médico e secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, abordou a situação atual no estado, fez um alerta e explicou quando os pais devem buscar uma unidade de pronto atendimento.

“Estamos enfrentando um momento muito difícil. A cada dia, o número de crianças com bronquiolite aumenta. Portanto, ao identificar os primeiros sinais de cansaço, esforço respiratório, febre e falta de apetite, os pais devem procurar uma unidade de pronto atendimento. Temos unidades de saúde capacitadas para lidar com a bronquiolite em todo o estado. E mais uma dica muito importante: se você tem um bebê muito pequeno, evite lugares com aglomeração e ambientes fechados. Espere passar esse momento crítico”, assegurou o Dr. Luizinho.

Em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação contra a gripe e a COVID-19 em toda a população com mais de seis meses de idade. As doses estão disponíveis em 43 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, aos sábados, a vacinação ocorre nas clínicas da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, e Gonçalense do Mutondo, das 8h às 12h.

*estagiária sob supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img