Moradores do bairro Jardim Atlântico Leste, no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, ficaram arrasados ao verem na manhã desta terça-feira, 19, o altar onde fica a imagem de Santa Rita, na praça em frente à igreja dedicada à santa, completamente destruído. Da pequena capela, nada sobrou. Já a imagem sofreu pequenos danos.
A praça fica entre as ruas 89 e 86, do bairro Jardim Atlântico. O local costuma receber visitas de muitos devotos que ficam contemplando a beleza do altar. Fotos da destruição estão nas redes sociais postadas por fiéis revoltados. Moradores se perguntam se o ataque foi um ato de vandalismo ou de intolerância religiosa.
Procurada, a Prefeitura de Maricá divulgou a seguinte nota:
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, repudia veementemente qualquer ato de violência, vandalismo, e intolerância religiosa praticado contra qualquer tipo de religião ou adeptos, em particular o ocorrido com a imagem da Santa Rita de Cássia, que foi danificada na madrugada desta terça feira 19 de março de 2024, em Itaipuaçu. A Prefeitura se mantém disponível para dar todo o suporte necessário à quem é vítima de preconceito religioso.”
A Secretaria de Estado de Polícia Civil, também procurada, ainda não se manifestou.
*Em apuração