Diante das baixas temperaturas no estado do Rio, alunas de um curso de costura em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, iniciaram a confecção de sobretudos para distribuir gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade. A meta é produzir entre 300 e 500 peças, que devem começar a ser entregues já na próxima semana.
A iniciativa é voltada a quem estiver cadastrado em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Para se inscrever, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência.
A maioria das participantes do projeto é formada por mulheres. Uma delas é Carla Oliveira, voluntária que encontrou na costura criativa mais do que um ofício. “Me abraçou e me acolheu. Gostei muito dessa aula”, disse.
Fabiana do Carmo também fez parte do curso e decidiu retornar como voluntária. “É muito gratificante ajudar outras pessoas, outras mulheres como eu”, afirmou.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros, a proposta é manter o projeto ativo durante todo o ano. “A ideia é que as oficinas continuem produzindo, não só para pessoas em situação de rua, mas também para quem enfrenta dificuldades temporárias”, destacou.