spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Alunos da Faetec Niterói criam carro elétrico para treinamento e habilitação de motoristas

spot_imgspot_img

Mais lidas

Invenção é o que não falta nos cursos técnicos e profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde estudantes das áreas de tecnologia, meio ambiente e tecnologia surpreendem com suas criações. É o caso de um grupo de seis alunos da turma de Manutenção e Máquinas Navais da unidade da Faetec Henrique Lage, em Niterói, que está montando um carro elétrico para treinamento e habilitação de motoristas.

A ideia é treinar os futuros condutores, além de servir como meio de locomoção para empresas, mercados e escolas. Com capacidade para duas pessoas, o carro terá velocidade de até 40 km/h. Já foram feitos três pré-testes com o veículo até agora. O aluno Lucas Gomes Ferreira de Jesus, de 19 anos, que participa do projeto, conta que a ideia surgiu inspirada em outro programa que a escola já tem: o barco movido a energia solar.

“O carro elétrico vai funcionar de forma parecida. A placa solar capta a energia que vem do sol e passa por um controlador. Então, o carro poderá ser carregado no regime solar e também com a opção de carregamento por corrente elétrica”, explica o estudante.

Lucas acrescenta que os alunos criaram ainda um posto de carregamento.

“Criamos um posto de carregamento movido a energia solar para melhorar a nossa autonomia que pode chegar até quatro horas de duração. O posto será um ponto de carregamento, onde é só chegar com o carro e, pela tomada, ele carrega o banco de baterias”, acrescentou.

O veículo poderá vai atuar em pequenas áreas a exemplo de carrinhos de golfe e de transportes de passageiros dentro do aeroporto. A pandemia interrompeu a fase de testes, mas, segundo os estudantes, a parte elétrica já está 95% pronta. Assim que possível, os alunos voltarão a trabalhar na finalização do veículo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img