A Unimed-Rio (Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro) está proibida de registrar novos clientes durante três meses. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que suspendeu comercialização dos planos de saúde da operadora em decorrência da grande quantidade de reclamações nos últimos três meses de 2022.
A proibição de comercialização dos planos Alfa 2, Alfa 2 Ad, Beta 2, Delta 2, Delta 2 PPE, Personal Quarto Coletivo 2, Personal Quarto Coletivo 2 Ad e Singular começa a valer a partir do dia 29/03. A orientação da ANS aos clientes é clara: não contrate os planos de saúde suspensos. E, em caso de recebimento de oferta para adquirir um desses planos, deve-se denunciar à agência.
A proibição do ingresso de novos clientes nesses planos terá duração de três meses. No último trimestre de 2022, a ANS recebeu 42.043 reclamações em todo o país. Elas tratam de descumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
Segundo a ANS, um monitoramento e avaliação das operadoras é realizado a partir das queixas registradas pelos usuários. Os planos com grande quantidade de reclamações têm a venda suspensa e são reavaliados trimestralmente. Já aqueles que sanarem as falhas são liberados a comercializar novamente.
A lista de planos de saúde que tiveram a venda suspensa pode ser acessada clicando aqui.
*com informações da Agência Brasil