Após a coletiva de imprensa em que o Ministério da Saúde afirma ter uma cláusula de exclusividade com o Instituto Butantan para a compra da vacina “CoronaVac”, a Prefeitura de Maricá divulgou uma nota em que afirma que manterá a intenção de compra do imunizante. O texto foi divulgado no início da noite desta quinta (07).
“Em função da urgência de vacinação da população contra a Covid-19, o município manterá a intenção de compra imediata das 440 mil doses da vacina Coronavac junto ao Instituto Butantan a despeito da cláusula de exclusividade alegada pelo Ministério da Saúde para ter acesso e controle a toda a produção”, diz o texto.
Para a Prefeitura de Maricá, todos os esforços possíveis devem ser tomados. “O enfrentamento ao vírus da Covid-19 é uma responsabilidade federativa do Estado brasileiro que deve contar com todos os esforços possíveis para preservar a vida”, prossegue a nota.
Por fim, o Executivo municipal lembra que o Governo Federal não está preparado para realizar a vacinação, ao contrário de Maricá. “Como o ritmo da pandemia não segue o compasso das ações federais, a Prefeitura, que está preparada e tem as condições de realização, espera que a exclusividade não a impeça de cumprir seu compromisso de imunizar, o quanto antes, a população da cidade”, conclui.