spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Após manifestação, prefeito se reúne com motoristas de vans em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foi realizada na última quarta-feira (11), após manifestação de motoristas do transporte complementar da cidade, uma reunião contou com a presença do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o secretário de Transporte do município, Douglas Carvalho, e o secretário de Governo, João Maurício de Freitas. Na ocasião foi discutida as medidas de diminuição dos impactos econômicos às vans que circulam pela cidade.

No encontro, foram esclarecidos pontos sobre o sistema Mumbuca Transporte, iniciativa já aprovada e em fase de implementação que garante gratuidade a todos os moradores em veículos da categoria M2 (que conduzem de 9 a 20 passageiros, onde não se pode viajar a pé), com o crédito de 60 passagens mensais aos beneficiários através de cartões do sistema.

Também foi proposto pela Prefeitura a disponibilização de espaços publicitários nesses coletivos, projeto que ainda terá ajustes para a definição de valores. Essa medida se une à contratação de vans do transporte municipal pelo poder público durante a pandemia da Covid-19, auxiliando na distribuição de cestas básicas destinadas às famílias em vulnerabilidade social. Iniciativas como essas fornecem apoio financeiro à categoria em um momento de dificuldades.

De acordo com o secretário de Transporte, Douglas Carvalho, as medidas são alternativas concretas para mitigar efeitos negativos aos trabalhadores desse modal, garantindo segurança e maior rapidez ao processo.

“Os processos que envolvem a implementação do Mumbuca Transporte já estão em andamento. Solicitamos a instalação de validadores do sistema Riocard nas vans municipais, acompanhada da confecção dos cartões destinados aos maricaenses e o gerenciamento eletrônico de todo esse processo. Assim, teremos maior celeridade na efetivação do Maricá Transporte, só aguardando os trâmites necessários para o início da modalidade no município”, destacou.

O Mumbuca Transporte será operado por motoristas de vans que já detêm concessões municipais. Os moradores poderão realizar o pagamento pelo sistema diretamente nos veículos — em um modelo similar aos RioCards já existentes —, através de cartões divididos em sociais (destinados ao público geral, garantindo o direito ao transporte) e essenciais (assegurando o acesso de idosos, portadores de necessidades especiais, estudantes e pessoas com doenças crônicas que realizam tratamento continuado).

Para a efetivação do benefício, os usuários deverão apresentar, em breve, documentação pessoal, além de comprovantes específicos para cada uso, como declaração escolar para os estudantes e laudo médico para doenças crônicas ou deficiências. O cadastro estará, também, sujeito a avaliação de uma comissão para a posterior concessão do Mumbuca Transporte, com previsão de punições e sanções no caso de possíveis fraudes e irregularidades.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img