As cidades de Maricá e Saquarema já receberam as visitas dos avaliadores da UNESCO parte do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas da Costa do Sol do Rio de Janeiro. A visita aconteceu para análise para recebimento do título de Geoparque Mundial da UNESCO.
O título valoriza as boas práticas de gestão territorial, reconhece o patrimônio existente e promove o desenvolvimento local. O resultado está previsto para setembro, em um encontro no Vietnã, sendo ratificado na assembleia geral prevista para 2025.
MARICÁ
Em Maricá a visita dos avaliadores, o mexicano Miguel Angel Cruz Perez e o português Artur Sá, aconteceu na região onde ficam a praia e a gruta da Sacristia, em Ponta Negra.
O local guarda resquícios geológicos do continente africano. Segundo a Prefeitura de Maricá, o local tem início a chamada ‘África Geológica’ ou ‘Terreno Cabo Frio’ (referência à cidade da Região dos Lagos), que se estende até à região de Macaé. Em toda essa extensão, diversas formações rochosas sinalizam o contato com a África, especialmente na região onde hoje fica a Namíbia, no período em que os continentes se chocavam constantemente durante o processo de separação, há aproximadamente 500 milhões de anos.
SAQUAREMA
Em Saquarema os avaliadores analisaram as rochas que têm no topo da Igreja Nossa Senhora de Nazareth. Estas rochas analisadas datam de 2 bilhões de anos e são as mesmas que ocorrem do outro lado do oceano Atlântico, em Angola.
Dentre os geossítios de Saquarema a Lagoa Vermelha se destaca como um patrimônio geológico de interesse internacional. É nela que habitam os estromatólitos, bioconstruções formadas através de micro-organismos que vivem em ambientes aquáticos rasos fazem fotossíntese e, no processo, liberam oxigênio para a atmosfera, precipitando e acumulando minerais.
GEOPARQUE
O Geoparque reúne 16 municípios da região indo de Maricá a São Francisco de Itabapoana, passando por Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema.