Falta pouco para começar a apuração do Grupo Especial das escolas de samba que desfilam na Avenida Marquês de Sapucaí e que encantaram o público no último domingo, 10 e segunda-feira, 11. A Unidos do Viradouro, de Niterói, é considerada no meio uma das grandes favoritas ao título, por ter feito uma apresentação praticamente perfeita na manhã de terça-feira, 13, encerrando os desfiles. A apuração será às 16 horas, na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio.
A vermelho e branca de Niterói apresentou o enredo “Arroboboi Dangbé”, que contava as crenças voduns de mulheres guerreiras africanas, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon e foi um dos destaques do segundo dia de desfiles na Sapucaí. Um desfile sem erros e que arrebatou o público nas arquibancadas. O samba-enredo estava na ponta da língua dos componentes e a bateria, comandada pelo Mestre Ciça, incorporou atabaques e foi um destaque à parte.
Foi definido no começo desta tarde que nas notas dos quesitos serão lidas nesta ordem: Alegoria, Bateria, Evolução; Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia, Samba-Enredo e Fantasia (que será quesito desempate).
Há expectativa também em relação a Unidos do Porto da Pedra, de São Gonçalo, que realizou belo desfile, sendo a primeira a se apresentar na Sapucaí na noite de domingo, 10. Embora tenha tido problema em alegoria, muitos calculam que ela deve permanecer no Grupo Especial.