A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói realizou neste sábado (16/03) ações de conscientização e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a Dengue, Chikungunya e Zika Virus.
Os profissionais de todas as Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Programa Médico de Família realizaram panfletagem sobre os cuidados necessários para evitar focos e outras informações sobre doenças transmitidas pelo mosquito nos principais pontos de movimento dos bairros. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também promoveu mutirões de combate ao mosquito na Engenhoca, zona Norte e em Santa Rosa, Zona Sul da Cidade.
Cerca de 40 agentes foram divididos entre os bairros de Santa Rosa e Engenhoca. O objetivo era dar seguimento aos mutirões de combate ao mosquito. Eles são realizados aos fins de semana em áreas que são mais propensas a proliferações de vetores. O foco são as casas que não foram visitadas durante a programação intersetorial por ausência do morador. Ao todo, cerca de 800 casas receberam os profissionais.
Na Policlínica da Engenhoca foi montada uma base com agentes do setor de informação e educação em saúde da FMS, agentes de zoonoses, profissionais de saúde da unidade e agentes da Clin para mostrar com detalhes como manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água, entre outras medidas.
Morador do bairro, José Antônio Ramos recebeu a visita dos agentes em sua residência e prontamente atendeu o chamado da equipe. “Temos sempre que prevenir, manter os ralos limpos, as plantas sempre com areia nos vasos, garrafas tampadas. Procuro fazer minha parte e sempre disposto a receber os agentes em casa. É um serviço essencial, pois se o vizinho do lado não combater na casa dele, acaba com todo o trabalho que eu fiz na minha, então os agentes servem para manter todos alertas”, enfatizou.
De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Niterói, a cidade possui 0.8% de infestação de criadouros, o que indica baixo risco de surto da doença, patamar considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde Maria Célia Vasconcellos, que participou das atividades deste sábado, associou o bom desempenho ao trabalho da equipe e o apoio da população nas ações de prevenção. “O resultado na queda do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito demostra a efetividade do trabalho que é feito todo o ano pela FMS no combate ao Aedes em conjunto com os cidadãos”, exalta a secretária, afirmando que as equipes continuam trabalhando para conseguir cada vez mais avançar nesta luta.