Além de ser pátria de chuteiras e de ter um campeão mundial de tiro com arco, Maricá tem um fera no Kung Fu. O atleta Ismael Mello conquistou o Campeonato Internacional Shuai Jiao Champeonship Tournament (Pan Americano), da modalidade, e que ocorreu de 27 a 29 de outubro passado no ginásio do Sesc, em Araraquara (SP).
Ismael foi campeão internacional na modalidade Kung Fu Wushu Shuai Jiao, categoria 75 kg, onde participou junto com outros atletas da Seleção Brasileira. Cada seleção lutava pelo título defendendo seu país. Além do Brasil, havia atletas da Argentina, Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Chile e Peru.
Ismael fez 3 lutas muito disputadas contra um peruano, um brasileiro e fez sua final contra um norte americano, conquistando o título. Além das lutas, o evento contou com apresentações culturais, como demonstrações de kung fu, dança de leão, dança de dragão, Tai Chi Chuan, oficina de culinária chinesa, oficina de caligrafia, oficina de arte, oficina de Cardio Tai Chi, e o International Tao Lu Championshi – movimentos que se faz com bastão, facão e mão vazia.
Ismael é natural de Maricá e treina na academia MKF equipe do professor Nelsimayco Rangel que faz parte da Associação Garra de Águia de Maricá regida pelo Mestre Paulo Salles. O atleta faz parte das seleção Brasileira de Kung Fu Wushu ( CBKW). O atleta é ainda bicampeão estadual, duas vezes vice campeão brasileiro. Com essa vitória o atleta receberá o convite para o Campeonato Mundial que ainda não tem sua data marcada, mas que acontecerá na China em 2024.
“Três lutas incríveis, Peru, Brasil e a final contra os Estados Unidos. Um atleta de alto nível. De fato foi uma experiência incrível”, festejou Ismael.
O atleta teve apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá para competir e poderá disputar o Mundial de 2024. Ele vai dar entrada, no próximo ano, no pedido para ser beneficiário do programa Bolsa Atleta, do governo federal.
“Um agradecimento maior à Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá por ter custeado a minha ida a esse evento. Ao dar entrada no auxílio atleta, existe um processo. Precisa tramitar por vários setores e isso as vezes acaba atrapalhando um pouco e por isso que eu faço rifas e vaquinhas. Mas a secretária sempre está ajudando de alguma forma os atletas de nossa cidade. E dessa vez conseguiu me ajudar antes mesmo da minha viagem”, disse. “Conto com essa ajuda novamente de todos: pois algo maior vem pela frente Obrigado aos amigos, familiares e apoiadores”, finalizou.