Em um esforço coletivo que demonstra a paixão e a solidariedade presentes na comunidade, uma campanha de arrecadação de dinheiro está sendo realizada pelo time do Niterói Basquete Clube, localizado próximo ao Centro Cultural La Salle. O objetivo é viabilizar a participação da equipe no Campeonato Brasileiro Interclubes, que acontece na primeira semana de agosto em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.
O time promove uma campanha em vários pontos da cidade para chamar atenção da população. Na quarta-feira (31/05) nem a chuva impediu os jovens de realizarem mais um dia da ação. Os jovens foram até o sinal de trânsito na Rua Paulo Alves, no Ingá, levantaram cartazes e entregaram folhetos para os motoristas dos veículos que estavam passando.
Os alunos treinam uma vez por semana, oficialmente, e estão tentando crescer cada vez mais com o esporte. Porém, o custo envolvido na participação de um campeonato de tal magnitude tem sido um obstáculo para o time. Conscientes disso, os responsáveis pelos jovens garotos se uniram junto com os seus filhos para iniciar uma campanha de arrecadação de fundos que visa angariar o dinheiro necessário para cobrir as despesas com viagem, hospedagem, alimentação e inscrição no Campeonato.
De acordo com o treinador Thiago Lani, são 22 atletas na categoria sub15, que é a que vai jogar no Campeonato Brasileiro e a grande maioria está ajudando na campanha, embora só 12 vão viajar.
“O campeonato será em Belo Horizonte e ele é uma etapa classificatória do Campeonato Brasileiro Interclubes, valendo vaga para a etapa final que será no Rio. São 12 equipes disputando 2 vagas para a etapa final. Precisamos de mais ou menos 30 mil reais para pagar todos os custos da ida (ônibus, hospedagem, alimentação, material) e os atletas estão se esforçando bastante para conseguirem participar”, explicou Thiago.
“O esporte é a melhor coisa que tem para uma criança e esse momento deles viajarem sozinhos, sem os pais, faz eles amadurecerem muito. É uma viagem cara mas eles estão unidos e se esforçando para levarem o time. E nós, mães e pais, estamos dando muito apoio para tudo isso”, disse Luciana Monteiro, mãe de um dos atletas.
Os atletas contaram para a equipe do Errejota Notícias que estão treinando todos os dias, por fora dos treinos oficiais.
“Nós estamos muito animados para competir. Eu conheci o esporte na pandemia, me apaixonei e espero ainda crescer muito com ele e com o meu time”, falou o atleta Miguel Nogueira.
O atleta Arthur Branco também falou um pouco sobre como ele conheceu o Basquete e as suas expectativa para a visibilidade do esporte no país. “Eu comecei a saber mais sobre o basquete depois que eu comecei a acompanhar o Kobe Bryant, que acabou falecendo em 2020. Depois que eu assisti a muitos jogos, eu entrei na escolinha em Niterói e eles me chamaram para o time porque eu me destaquei. E eu estou aqui até hoje e eu espero que esses panfletos que estamos distribuindo, os cartazes e os nossos jogos também ajudem a divulgar o esporte”, pontuou Arthur.
O Campeonato Brasileiro Interclubes é uma oportunidade única para os atletas demonstrarem seu talento e habilidades, além de proporcionar momentos de emoção e rivalidade saudável entre os clubes. A competição também é uma vitrine para os jovens talentos, que têm a chance de chamar a atenção de olheiros e ampliar suas possibilidades de carreira.
A campanha de arrecadação está em pleno andamento e continua a receber doações de indivíduos, empresas e organizações que desejam ajudar a equipe a realizar esse sonho. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o treinador através das redes sociais (@niteroibasquete) ou pelo telefone 21999774961
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais