Em apoio à campanha Agosto Lilás, que visa conscientizar sobre a violência contra a mulher, a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, a Subsecretaria de Políticas Inclusivas e o Instituto Reação, vai oferecer uma aula gratuita de defesa pessoal para mulheres. O evento será realizado no Complexo Esportivo da Rocinha no dia 30 de agosto.
A iniciativa, segundo Marcos Santos, presidente da Suderj, tem como objetivo empoderar as mulheres e, embora não resolva o problema por completo, pode ajudar a salvar vidas.
“Ações como essa não vão resolver o problema da violência contra a mulher, mas acreditamos que podem salvar vidas e despertar o interesse das envolvidas em aprender mais sobre como se defender fisicamente”, disse Marcão.
A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a queda no número de feminicídios, de 65 em 2024 para 53 em 2025, no mesmo período. “Ainda é um número alto, e lamentamos cada vida perdida, mas aponta uma redução e que estamos no caminho certo e precisamos avançar”, afirmou.
O aulão terá início às 11h e será ministrado pelo ex-judoca Flávio Canto, medalhista olímpico em Atenas (2004).
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWwHafNmKojsR60WVuaVbCCeJllAAnZKCsLaFut81OmpuhjQ/viewform?usp=header
