spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Auxílio Cuidar é lançado e já está na conta dos beneficiários

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Mumbuca, recebeu um dia de emoção. Foi lançado o Auxílio Cuidar, criado para atender crianças com deficiência impeditiva e que vai pagar um salário mínimo (R$ 1.320) pago pela Moeda Social Mumbuca. O benefício já está nas contas criadas para os ~2.800 beneficiários.

O espaço, que tem mais de 4 mil metros quadrados, foi especialmente preparado para receber pessoas com deficiência (PCD) e seus cuidadores, familiares e interessados no tema da inclusão.

A cerimônia de lançamento do Auxílio Cuidar fez com que, em muitos casos, os presentes fossem às lágrimas – inclusive autoridades. O presidente da Câmara de Maricá Aldair de Linda (PT) foi o idealizador do projeto, que nasceu após uma indicação legislativa. Ele também foi às lágrimas enquanto discursava e disse que esse foi o “maior presente de Natal” que já ganhou.

“Maricá é uma cidade inclusiva. Maricá sai na frente de todos os municípios. Esse projeto é uma realidade, não é uma utopia. O Auxílio Cuidar não é só o benefício de um salário mínimo. Nós conseguimos identificar 2.800 pessoas que precisam de um cuidado especial, pessoas que eram invisíveis no município”, disse Aldair.

O prefeito Fabiano Horta disse que o programa vai sim, ajudar financeiramente, mas também vai acompanhar a família beneficiária. “Importante a gente entender que a renda é fundamental para quem dedica a integralidade da vida a cuidar das pessoas com portadores de necessidades. É um elemento fundamental para que a gente possa garantir a provisão da vida das pessoas”, avaliou.

“O Auxílio Cuidar vai muito além da dimensão só dessa renda e desse auxílio. Tem a ver com o senso inclusivo de visitação de psicólogos que vão fazer todo um ciclo para que essa dimensão humana no cuidado seja dado em parceria com a Prefeitura de Maricá”, completou Fabiano.

O secretário de Políticas Inclusivas Clauder Peres comentou como vai funcionar o projeto a partir do lançamento, ocorrido hoje. “Depois que a gente dá o pontapé inicial, que foi a entrega e o start no benefício, o segundo momento prevê que façamos a visita domiciliar para essas famílias, buscando entender as reais demandas e construir um projeto individual para cada núcleo familiar”, explicou.

Clauder destacou, ainda, que o projeto vai buscar a intersetorialidade para melhor atender ao PCD. “O projeto é grande. Ele trabalha aqui de setores de toda a prefeitura, principalmente Trabalho, Saúde, Assistência Social, Ciência e Tecnologia, Educação, setores mais sensíveis”, ressaltou.

O deputado estadual Renato Machado (PT) esteve presente e lembrou do ineditismo da Prefeitura de Maricá ao lançar um programa como esse. “O Auxílio Cuidar vem para mudar paradigmas no Brasil, que é o primeiro programa dessa natureza no país. Dá a importância a quem cuida de pessoas portadoras de deficiência e que não podem, às vezes, trabalhar em outra atividade e muitos abrem mão da sua própria vida para cuidar da vida dos PCDs”, acredita.

“A sensibilidade do governo para esse tipo de projeto foi muito positiva, muito assertiva. Ele vem complementar e corroborar com outros programas sociais que a gente tem na cidade e eu saio daqui muito feliz desse evento”, concluiu Renato.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img