Um intenso tiroteio na Cidade Alta, na Zona Norte do Rio, durante a Operação Barricada Zero, levou ao fechamento da Avenida Brasil e provocou impactos no transporte e nos serviços públicos na manhã desta quinta-feira (27). A ação é conduzida por equipes do 16º BPM (Olaria) em conjunto com o COE e alcança diversas comunidades do Complexo de Israel e da Zona Norte.
De acordo com o Centro de Operações Rio, a primeira interdição da Avenida Brasil ocorreu por volta das 5h. Pouco antes das 6h, apenas uma faixa seguia bloqueada nos dois sentidos das pistas central e lateral. Imagens que circulam nas redes sociais mostram barricadas em chamas e nuvens de fumaça na região. Este é o quarto dia consecutivo da operação no estado.
Além da Cidade Alta, as equipes atuam nas comunidades Pica Pau, Kelsons, Quitungo, Tinta, Dourados, Dique, Furquim Mendes e Guaporé.
Transporte afetado
A Supervia informou que a circulação no ramal Saracuruna opera de forma parcial:
Central do Brasil – Penha
Duque de Caxias – Saracuruna
O intervalo médio entre os trens é de 20 minutos.
Já o Rio Ônibus comunicou que cinco linhas tiveram os itinerários desviados preventivamente para garantir a segurança de rodoviários e passageiros na área do Complexo de Israel.

Serviços públicos
Quatro unidades de saúde da região da Cidade Alta permanecem abertas, mas atividades externas, como visitas domiciliares, foram suspensas.
A Secretaria Municipal de Educação informou que oito escolas suspenderam as aulas devido à operação policial.
- Em atualização




















