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Beneficiários do Passaporte Universitário esclarecem dúvidas sobre o programa

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Foto: Elsson Campos / Divulgação PMM

A equipe do Passaporte Universitário está realizando reuniões nestas segunda e terça-feiras (08 e 09/04) com parte dos beneficiários sobre os direitos e deveres estabelecidos pela lei 2.841/2018, que criou programa. O encontro, dividido em seis turmas em três horários (10h, 14h30 e 17h30) acontece na Faculdade Maricá e é direcionado aos 1.241 alunos do programa, que oferece gratuitamente dois tipos de bolsas de estudos para graduação.

A subsecretária de Educação e coordenadora do programa, Denize Cardim, salientou a importância do encontro. “Nosso propósito é esclarecer e orientar os alunos sobre as obrigatoriedades inerentes ao benefício”, destacou. De acordo com a coordenadora, uma das questões mais abordadas foi referente à obrigatoriedade dos estudantes prestarem estágio de 20h/mensais sem remuneração, como contrapartida social na área de sua formação a partir da metade do curso em instituições públicas. “Essas bolsas estão sendo pagas com dinheiro público, então nada mais oportuno do que retornar para a sociedade maricaense, como forma de serviço”, declarou. Os alunos também foram alertados sobre a necessidade de obter 75% da frequência e não ter mais de duas reprovações no período letivo.

Sobre a questão do transporte, a coordenadora afirmou que está garantido para todos os alunos seja por Bilhete Universitário (BU) ou por outro tipo de benefício, em localidades que não sejam contempladas pelo BU. Para esclarecer todas as dúvidas a respeito do bilhete universitário, a subsecretária de Assistência Social, Laura Vieira, explicou que são atendidos mais de três mil alunos por mês com o recebimento do cartão com carga, de acordo com a grade curricular. “Os interessados devem procurar a sede na secretaria com os documentos necessários e, no prazo de 30 a 45 dias, serão entregues os cartões para os novos cadastrados”, frisou a subsecretária. Os documentos necessários são: foto 3X4, CPF, identidade, título de eleitor, comprovante de residência, declaração de frequência e grade curricular. Mais informações pelo telefone (21) 2637-2617.

Outro ponto abordado na reunião diz respeito à veracidade das informações passadas no processo de inscrição. “Cabe ressaltar que serão realizadas diligências na casa dos alunos para verificar se realmente o beneficiário atende todos os requisitos necessários e exigidos pelo edital, como por exemplo, ser morador da cidade há mais de cinco anos, ser primeira graduação e estar enquadrado na questão da renda familiar. Caso eventualmente seja comprovada a falsidade de alguma dessas informações, o estudante poderá vir a responder criminalmente e ainda terá que ressarcir os cofres públicos”, salientou.

 

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