Até 8 de fevereiro, sempre aos sábados, o MAC Niterói vai receber a peça “Biro-Biro e Gueri-Gueri (e a história da flauta mágica)”, da Vollú Produções. A apresentação acontece no pátio do Museu, com muita interatividade e dinamismo, promovendo a relação com o espaço e com o público. O objetivo é integrar a esplanada do MAC urbano ao espetáculo que provoca uma reflexão sobre nossa responsabilidade individual.
No espetáculo, dois moradores de rua, que convivem com a falta de higiene, possuem uma história para contar e para isso, transitam entre os diversos personagens da cidade de Hemelinha, apontano que todas as atitudes possuem um grau de responsabilidade individual. O tema contemporâneo e necessário, é desenvolvido dentro da dramaturgia original, utilizada como base para que os questionamentos venham à tona.
Mais do que entretenimento, “Biro-Biro e Gueri-Gueri” é uma reflexão sobre os hábitos e costumes da sociedade atual, com foco no desenvolvimento-sustentável, coleta de lixo seletiva e no convívio harmônico entre o ser humano em relação a ele mesmo e ao ambiente que o cerca.
O principal mote do espetáculo é a reflexão em se livrar das sujeiras, tanto no sentido literal – em se catar o lixo, fazer coleta seletiva, prevenção de doenças –, quanto no sentido metafórico – um alerta contra a nocividade da mentira.
A higiene, sendo o ponto de partida da história, deixou de ser nos dias atuais uma preocupação apenas pessoal, para se tornar uma questão pública. Hoje em dia há uma constante preocupação ambiental, onde a sustentabilidade está presente nas escolas, nas empresas e no cotidiano das pessoas. Além disso, o cuidado com a higiene pessoal também precisa ser valorizado, visto a quantidade de doenças sabidas que são transmitidas via sujeira.
Sinopse
Dois moradores de rua, que convivem com a falta de higiene, têm uma história para contar e transitam entre os diversos personagens da cidade de Hemelinha, demonstrando que todas as ações possuem um grau de responsabilidade individual. “Biro-Biro e Gueri-Gueri” é uma reflexão sobre os hábitos e costumes da sociedade atual, com foco no desenvolvimento-sustentável, na coleta de lixo seletiva e no convívio harmônico entre o ser humano em relação a ele mesmo e ao ambiente que o cerca. Com Alexandre Vollú (Biro-Biro) e Marcelo Alvim (Gueri-Gueri).
Serviço
Espetáculo: Biro-Biro e Gueri-Gueri (e a história da flauta mágica)
Elenco: Alexandre Vollú e Marcelo Alvim
Sonorização: Cauane Jéssica
Dias: 11, 18, 25 janeiro – 01 e 08 fevereiro
Horário: 10h
Local: Pátio do Museu de Arte Contemporânea MAC
Mirante da Boa-Viagem sem número
Entrada gratuita