spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Câmara de Niterói aprova lei que cria sistema de bicicletas compartilhadas

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Câmara Municipal de Niterói aprovou em segunda discussão na sessão plenária desta terça-feira, 25, mensagem executiva que autoriza a implantação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas no município. A proposta recebeu oito emendas dos vereadores. Agora irá para sanção do prefeito Axel Grael.

Pela proposta, a Prefeitura poderá instalar estações em diversos bairros da cidade, tornando o uso de bicicletas disponível para toda a população, independente de classe social. Caberá ainda a prefeitura escolher como vai gerir o sistema, se por administração direta, concessão privada ou Parceria Público Privada.

Duas emendas aprovadas são de autoria do vereador Leonardo Giordano (PC do B), que há pouco mais de um mês fez audiência pública sobre o tema na Câmara. Uma das emendas diz que 20% do espaço dos painéis nas estações destinados para propaganda, devem divulgar eventos culturais da cidade. Outra emenda determina que estações devem ser construídas também nas áreas mais pobres e não só no eixo Centro – Zona Sul.

“O objetivo da primeira emenda é divulgar a produção local e da segunda, disponibilizar o serviço aos mais pobres também”, explicou Giordano. O vereador Jhonatan Anjos (PDT) também elogiou a proposta aprovada. “Com a lei, a prefeitura reconhece a bicicleta como um modal de transporte, tal como ocorre no Rio de Janeiro e em Maricá. Cada vez mais pessoas usam a bicicleta para se locomover hoje na cidade”, disse.

O chefe da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Felipe Simões, comemorou a medida e disse que até o fim deste ano, uma empresa será escolhida para gerir o sistema.

“A lei foi feita para tornar a bicicleta acessível a toda a população. Niterói será a primeira cidade do país a ter uma gestão pública das bicicletas compartilhadas. Vamos fazer uma licitação e até o fim do ano vamos escolher uma empresa para gerir o sistema”, adiantou.

O fotógrafo, ciclista e guia de turismo Marcello Almo comentou a aprovação da lei das bicicletas. “Eu acho muito importante ter essas bicicletas compartilhadas em Niterói. O trânsito da cidade é caótico. Quanto mais bicicletas nas ruas, sinal que temos menos carros, além de ser um modal que ajuda o mercado, que está em crescimento. Niterói tem uma coordenadoria dedicada a isso. É muito válida a aprovação desse projeto”, acredita..

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img