Entrar em uma universidade é o sonho de muitos jovens. Para os mais pobres e que vivem na periferia, isso se torna mais difícil, devido a concorrência com os que estudam em caros cursos pré vestibular privados. A Câmara Municipal de Niterói aprovou em sessão plenária nesta terça-feira, 09, projeto de lei que autoriza a prefeitura a firmar convênio com a Universidade Federal Fluminense, para expandir os cursos pré universitários da cidade, que são gratuitos.
A proposta foi votada em segunda discussão e é de autoria do vereador Professor Túlio (PSol), que já deu aulas em um curso de pré vestibular social em Niterói.
” Educação é um direito de todos. Já tivemos um ministro da Educação que defendia o acesso a universidade para poucos, os mais ricos, que podiam pagar. Isso já passou. Queremos dar acesso aos pobres a um curso superior”, disse Túlio.
No município há quatro cursos desse molde existentes: O Pré Universitário Social, o Pré Vestibular Social Reação, o Rede Educativa UFF e o Pré Vestibular Social Dr. Luiz Gama, que se localizam nas zonas Centro e Sul da cidade. O objetivo do projeto é expandir tais cursos para as regiões Oceânica, Pendotiba e Norte.
Segundo o texto, caberia a prefeitura o repasse de recursos para o custeio de materiais e alimentação dos professores e estudantes.