Nesta quarta-feira (01), a Câmara Municipal de Niterói recebeu nesta manhã, a cerimonia de posse do prefeito eleito e sua vice-prefeita Isabel Swan, que também será Secretária do Clima, Resiliência e Defesa Civil.
Rodrigo Neves foi ovacionado pelo público presente em diversos momentos da solenidade, principalmente em sua chegada à Câmara e durante seu discurso.
Rodrigo Neves começou seu discurso e saudando Niterói e prometeu manter, defender e cumprir a Constituição Federal e promover o bem geral de todos os niteróienses, independente de preferências políticas, partidárias e ideológicas.
Neves declarou que sua primeira ação do novo governo será a ampliação da Moeda Social Arariboia para mais 9.500 famílias. A medida vai beneficiar diretamente mães de crianças atípicas e idosos que ganham até um salário mínimo.
E disse ainda que o seu objetivo é transformar Niterói na melhor cidade em qualidade de vida do país. Rodrigo Neves ressaltou que, para isso, o Centro da cidade será prioridade.
“Nos meus dois primeiros mandatos, com o Túnel Charitas-Cafubá e outras iniciativas, fizemos da Região Oceânica um novo vetor de desenvolvimento da cidade. Agora vamos fazer a mesma coisa com o Centro. Entre outras ações, vamos finalizar as obras da Avenida Visconde do Rio Branco e a arena do Parque Esportivo da Concha Acústica. O Centro será fundamental para a transição econômica de Niterói. Vamos passar de uma economia baseada no petróleo para uma economia criativa, com foco nos serviços e na inovação”, explicou o prefeito.
Já após o término da solenidade, durante a coletiva de imprensa, nossa equipe, que esteve presente no evento, perguntou ao prefeito, sobre os investimentos na cidade, uma vez que junto à prefeitura do Rio, Niterói almeja ser sede dos Jogos Olímpicos de 2031. E Rodrigo se disse confiante em relação à candidatura.
“Eu hoje estou publicando um decreto instituindo o Comitê Executivo dos Jogos Pan-americanos 2031, que vai ser coordenado pela vice-prefeita, Isabel Swan. Isabel é presidente da Comissão de Atletas da Panam, que é quem decide onde vão ser os jogos. Nós estamos com muita esperança que o Comitê Olímpico Brasileiro acolha a candidatura do Rio de Niterói. E isso abre um cenário de oportunidades extraordinário, que são os legados que um evento desse tipo traz para Niterói.
Neves complementou falando da exposição histórica que o evento traria para a cidade e que com isso será possível atrair mais investimentos para a cidade.
“A gente vai ter a oportunidade de divulgar ainda mais a cidade e trazer investimentos em infraestrutura, como o VLT, a linha 3 do metrô, que é uma causa que eu venho defendendo há anos, e defendi na campanha para o governador, porque ela é transformadora, não só para Niterói”.
“Isso transforma profundamente a dinâmica da região metropolitana de Niterói e de São Gonçalo, de Itaboraí e de Maricá. Então eu estou muito confiante que esse projeto vai acontecer e a gente vai tornar realidade nos próximos anos”, finalizou o prefeito.