Por conta do surto que já fez uma vítima fatal no estado do Rio de Janeiro, a vacinação contra o sarampo está sendo reforçada em todo o estado e em Maricá não é diferente. Para facilitar o acesso da população à vacina, o caminhão de vacinação do Governo do Estado está na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro.
Precisam ser imunizados aqueles que tem entre 06 meses e 59 anos e 11 meses de idade. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mulheres que não estejam grávidas também devem se vacinar. Caso de Fernanda Nascimento, de 27 anos. Ela está preocupada com o reaparecimento da doença. “Fazia tempo que a gente não ouvia falar de sarampo. Fico muito preocupada com tudo isso e decidi me vacinar”, contou. “Minha filha está em dia com a vacina, graças a Deus. Com ela não descuido”, disse a jovem.
De acordo com a Prefeitura de Maricá, o caminhão percorrerá nessa semana outros pontos do município. Nesta terça (18), o caminhão da Secretaria de Estado de Saúde estará na quadra de Inoã; a Praça do Barroco (Itaipuaçu) no dia 19/02 e, por fim, a Praça Nossa Senhora das Graças (Ponta Negra) no dia 20/02. O atendimento será sempre entre 08h e 17h.
No momento da vacinação, o enfermeiro vai analisar a necessidade do procedimento. O profissional também ficará responsável por orientar individualmente cada vacinado em relação a possíveis reações.
O morador do Flamengo, José de Souza, de 59 anos, não lembrava se tomou a vacina anteriormente. “A gente toma essa vacina quando é criança, né? Como já não tenho mais a carteira de vacinação de quando eu era criança, não lembro se já tomei a vacina. Melhor tomar uma picadinha agora do que arriscar ficar doente, né?”, comentou.