spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Canal da Barra já está aberto

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação / PMM

Foi aberto na noite deste sábado – sob os olhares de muitos moradores do local – o Canal da Barra de Maricá. A medida foi iniciada na última quinta-feira (31/01) pela autarquia de obras do município (Somar) para revitalizar o sistema lagunar de Maricá.

A intervenção foi autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) através de um convênio firmado pela Prefeitura de Maricá e o órgão. A estiagem incomum de janeiro tem provocado uma falta de oxigenação nas águas das lagoas do município, o que pode gerar mortandade de peixes. Além disso, a diminuição do volume de água também é um fator preocupante.

“Do momento da abertura até as duas da manhã, a água vai entrar com a forças das ondas. As máquinas vão continuar aqui porque faltam tirar mais 1000 metros cúbicos de areia”, disse o presidente da Somar Renato Machado.

Entretanto, Renato frisou que esta ação é um paliativo e que o canal não ficará aberto todo o tempo.  “Nos períodos de maré alta, vamos abrir o canal para que haja renovação da água. Quando a maré baixar, o assoreamento será natural. Não haverá vazão da água das lagoas para o mar. É uma medida que estamos fazendo pela primeira vez, uma tentativa de restabelecer as condições do meio ambiente. Se der certo, será repetida em outras ocasiões. Nosso objetivo é construir comportas, já em estudo, para facilitar este processo”, declarou.

O prefeito Fabiano Horta acompanhou o processo de abertura. Para ele, a situação da lagoa é emergencial. “O volume de água da lagoa está muito pequeno, a mortandade está começando, e foi preciso que tomássemos, junto ao INEA e ao Governo do Estado, a medida de abertura do canal, permitindo que esse fluxo das marés se estabeleça”, afirmou. 

“Até as duas da manhã deve entrar muita água do mar na lagoa. Após isso, a maré se estabiliza e depois outro grande volume de água deve entrar às duas da tarde desse domingo. Vamos ficar por uns 10, 15 dias aqui, com o maquinário a postos, já que podemos ter uma ressaca no meio da semana. Mas, ainda que possa haver um fechamento circunstancial, vamos abrir de novo para que haja essa troca de água”, concluiu o chefe do Executivo municipal.

*com informações do site LSM

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img