spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Candidatura de Niterói e Rio como sede dos Jogos Pan e Parapan-Americanos é oficializada

Mais lidas

Nesta quinta-feira (1º/5), a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 foi oficialmente aceita pela Panam Sports. O dossiê de postulação, enviado na quarta-feira (30), inclui garantias institucionais e orçamentárias, firmando o compromisso das duas cidades com a realização do evento.

Com isso, Rio e Niterói agora são postulantes à sede do Pan de 2031. As duas cidades terão como adversária na disputa, Assunção, capital do Paraguai. No documento, Rio e Niterói informam uma previsão de orçamento de R$ 667.537.632,00 para a realização dos dois eventos. A decisão sobre a sede será anunciada pela Panam em agosto deste ano.

A proposta apresenta as cinco zonas que receberão competições esportivas: Barra da Tijuca, Deodoro, Porto Maravilha, Copacabana e Niterói, e prevê a utilização das arenas olímpicas já existentes, como o Parque Aquático Maria Lenk e o Parque Olímpico da Barra.

A vila pan-americana será construída na região do Porto Maravilha, com seis prédios, 1.551 unidades com dois dormitórios e 532 apartamentos com três dormitórios. O surfe, por sua vez, será realizado na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Cotado anteriormente para acontecer no antigo Estádio de Atletismo Célio de Barros, o atletismo será realizado no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.

Durante coletiva nesta quinta, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que a candidatura representa uma chance de impulsionar novos projetos urbanos, comparando o Pan à transformação promovida pela Olimpíada de 2016. Paes ainda ressaltou o simbolismo da união com Niterói e o potencial de impacto positivo para ambas as cidades.

Os Jogos Pan-Americanos estão previstos para acontecer entre os dias 8 e 24 de agosto de 2031, e os Parapan-Americanos entre 7 e 16 de setembro do mesmo ano. O dossiê foi assinado por autoridades como o presidente Lula, o governador Cláudio Castro, os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves, além do presidente do Comitê Olímpico do Brasil.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img