spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Capacidade do Lacen-RJ é ampliada para realização de exames de Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

A capacidade do Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) na realização de exames de RT-PCR para os vírus da Covid-19, Influenza A e B, dengue, zika, chikungunya, entre outros foi ampliada em 366%, a partir desse mês.

O aumento na produção será possível com a chegada de quatro novos equipamentos, dois extratores automatizados e dois termocicladores, doados pela Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública (CGLAB), órgão ligado ao Ministério da Saúde (MS).

Os extratores automatizados são equipamentos utilizados para separar material genético do vírus presente nas amostras que serão analisadas. Com os dois novos aparelhos, o LACEN-RJ passará de 1.500 exames realizados semanalmente para 7 mil, ampliando de forma significativa a análise de amostras do vírus da Covid-19 e dengue.

Já os termocicladores são usados para automatizar o processo de amplificação de uma sequência de DNA  e de RNA a partir de uma pequena amostra. O equipamento vai dobrar a capacidade de realização de exames de RT-PCR por rodada, passando de 96 para 192 amostras, e fazer essa análise em menos tempo.

Em junho, o LACEN-RJ realizou cerca de 60 mil análises de amostras para detecção de vírus da meningite, dengue, zika, chikungunya, hepatite, tuberculose, sarampo e RT-PCR (influenza e Covid-19), entre outros.

Quer receber as principais notícias de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema pelo WhatsApp? clique aqui e participe do nosso grupo. (Atenção as regras na descrição)

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img