Após três anos e oito meses no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) – exercendo as funções de chefe de Gabinete e Presidente – Carlos Senna está seguindo para novos desafios. Senna segue para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), onde reencontra Celso Pansera, que também presidiu o ICTIM.
Durante o tempo em que esteve à frente do ICTIM, Carlos Senna avançou em diversas conquistas para a cidade. Em sua gestão, a autarquia abriu quatro novas unidades de qualificação, firmou acordo com IFF para oferta de cursos técnicos e, ainda, Memorando de Cooperação Técnica com BioCubaFarma, além de ter deixado um Planetário e um Restaurante Escola prontos.
“Há uma sensação coletiva de que o ICTIM, desde a sua criação, seria na cidade um impulsionador de projetos de pesquisa e de qualificação. Hoje, a autarquia está consolidada e é muito respeitada, compondo uma gestão municipal de excelência”, avaliou Senna.
O sentimento é de dever cumprido. “Tenho muito orgulho de ter participado do processo de criação e consolidação de tantos projetos que transformam a vida de milhares de pessoas. O prefeito Fabiano Horta, que sucedeu Washington Quaquá, é um visionário e faz uma das melhores gestões do Brasil”, destaca Senna.
Uma das vertentes de atuação do ICTIM enquanto Carlos Senna esteve gerindo o órgão é a Saúde. Uma das missões foi a formalização de um Memorando de Cooperação Técnica, junto à BioCubaFarma. A solenidade aconteceu em Cuba, quando em maio deste ano Senna foi recebido pelo presidente da BioCubaFarma, Eduardo Martínez Díaz.
O acordo visa a criação de um Centro Binacional Brasil-Cuba para Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação em Biotecnologia. No documento firmado entre as partes, o desenvolvimento de pesquisas para produção de vacinas e fármacos para tratamento de doenças emergentes e reemergentes, além de estudos relacionados aos medicamentos produzidos pela BioCubaFarma.
À frente do ICTIM, Senna deixou também um projeto de Cooperação Internacional com o Instituto Finlay/BioCubaFarma, em parceria com a UFRJ, tratando sobre pesquisa para uma plataforma de vacinas à base de mRNA, submetido ao CNPq.
Senna já havia liderado em Maricá um importante projeto na área da Saúde, ainda na gestão de Celso Pansera, que foi a Pesquisa Sentinela Covid-19. A iniciativa identificava, por amostragem, o comportamento do novo coronavírus à medida que a população ia sendo vacinada.
Incubadoras e Espaço Nave – O ICTIM também inaugurou, durante a gestão de Carlos Senna, incubadoras de inovação e ambientes digitais. Em abril, no coração do Centro da Cidade, foi inaugurada a Incubadora de Inovação Social em Cultura.
O projeto, gerido em parceria com a Secretaria de Cultura, proporciona o fomento do mundo tecnológico e do imaginário cultural local, reunindo cinema, audiovisual, formação em games e indústria do Carnaval.
Maricá ganhou, ainda, duas novas unidades do Espaço Nave – Ambiente Digital na gestão de Senna, sendo nos bairros do Flamengo e Caxito, e outros dois polos (Recanto e Jacaroá) tiveram suas obras iniciadas.
E o já consolidado projeto Qualifica Maricá, desenvolvido pelo ICTIM em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, recebeu a sua 6ª unidade, em Ponta Negra. “O Qualifica está em seu segundo ano de exercício e soma mais de 3 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, destaca Senna.