spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

“Carnaval, te amo! Na vida és tudo para mim!”; Viradouro terá samba inovador no Carnaval 2022

spot_imgspot_img

Mais lidas

A atual campeã do carnaval carioca, Unidos do Viradouro, vai pisar na avenida com um samba-enredo inovador. O anúncio do samba vencedor foi realizado na noite desta sexta (01) na quadra da escola, em Niterói.

OUÇA O SAMBA CAMPEÃO:

A composição foi escrita pela parceria que reúne Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Deivid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho, se inspirou em Noel Rosa para escrever o samba em forma de Carta.

“Esse é um formato ousado e inédito, nunca se viu na Avenida um samba escrito com esse formato. E estamos confiantes que esse samba-enredo vai vencer a disputa e conquistar mais um título para a Viradouro no carnaval”, destacou Porkinho, que é presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e região.

O enredo quer contar a história do primeiro carnaval após a pandemia de gripe espanhola, e que foi considerado o maior carnaval de todos os tempos. Há época, Noel Rosa compôs uma música em fora de carta, inspirado na história de amor entre o Pierrot e a Colombina. Essa inspiração retorna na composição do grupo.

Tanto a letra quanto a melodia, de acordo com Felipe Filósofo, são recheadas de técnicas que enriquecem a composição. “O enredo desse ano vai contar a história do carnaval de 1919 tendo como contador dessa história o Pierrot, que escrevia cartas apaixonadas para a Colombina. E o modelo do enredo deste ano proporciona que pudéssemos inovar levando uma carta para a avenida, algo nunca visto na história do carnaval”, explicou.

“Nosso samba traz a inovação de ser uma carta, possui 100% das rimas ricas (rimas com classes gramaticais diferentes) e rompe com o padrão da posição das rimas intercaladas para focar nas rimas emparelhadas”, comentou Filósofo. Isso também é inédito na história do carnaval.

Outro ponto que se destaca na melodia é o tom nostálgico que ela traz. “Em termos melódicos trazemos uma questão que é do som à imagem. A melodia nostálgica nos remete a 1919, cujo ano é situado o enredo”. Há, ainda, referências aos filósofos Friedrich Nietzche e Gilles Deleuze durante a montagem do samba.

“É preciso ousar, se aventurar no campo da criação com coerência, fundamento e pensando no projeto da Viradouro. A gente segue o projeto da escola, segue a sinopse, mas deixamos nossa marca, nosso DNA”, concluiu Felipe Filósofo.

ASSISTA À TRANSMISSÃO DE ANÚNCIO DO SAMBA ESCOLHIDO:

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img