spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Carreta da SES-RJ percorrerá municípios do estado com ações contra a hanseníase

Mais lidas

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) vai levar, entre os dias 28 de outubro e 28 de novembro, uma unidade móvel de atendimento e capacitação profissional a cinco municípios fluminenses, dentro das ações de combate à hanseníase. A Carreta Roda Hans, equipada com consultórios e laboratório, passará por Nova Iguaçu, Belford Roxo, São Gonçalo, Guapimirim e Cordeiro.

Além de oferecer atendimento gratuito à população, o projeto inclui a capacitação teórica e prática de equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e de profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil. O objetivo é aprimorar o diagnóstico precoce, o rastreamento de novos casos e o tratamento da doença nas redes municipais.

“A ação é fundamental por aproximar o serviço da população e qualificar os profissionais locais, permitindo identificar novos casos e ampliar o acesso ao tratamento”, destacou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro.

De acordo com a gerente de Hanseníase da SES-RJ, Ana Paula Chadimenos, a carreta atenderá tanto os contatos de casos já confirmados quanto pessoas que procurarem espontaneamente o serviço.

“A unidade possui cinco consultórios e um laboratório para diagnóstico. A capacitação é essencial para garantirmos um atendimento de qualidade e combatermos a doença de forma efetiva”, afirmou.

Cronograma da Carreta Roda Hans

  • Nova Iguaçu: 28 a 30 de outubro – Praça Rui Barbosa, Centro
  • Belford Roxo: 4 a 7 de novembro – Praça Getúlio Vargas, Centro
  • São Gonçalo: 11 a 14 de novembro – Estacionamento do Assaí Atacadista, Estrada Raul Veiga, 243, Alcântara
  • Guapimirim: 18 e 19 de novembro – Praça da Emancipação, Centro
  • Cordeiro: 25 a 28 de novembro – Parque de Exposições Raul Veiga

O programa é uma parceria entre a SES-RJ, o Ministério da Saúde, a farmacêutica Novartis Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As atividades serão conduzidas por equipe multidisciplinar da secretaria e especialistas da SBD e Novartis. O módulo teórico dos treinamentos acontece sempre um dia antes dos atendimentos.

Em 2024, a Carreta Roda Hans realizou 340 atendimentos em Campos, Nova Iguaçu e Magé, identificando 12 novos casos de hanseníase. No ano passado, o estado registrou 583 casos da doença. De janeiro a 13 de outubro deste ano, já são 423 notificações, segundo a SES-RJ.

“Com diagnóstico precoce e informação, podemos avançar na eliminação da hanseníase, levando tratamento a quem mais precisa”, reforçou Michelle Ehlke, diretora associada de Saúde Global e Responsabilidade Corporativa da Novartis Brasil.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img