Foi publicado no Diário Oficial de Niterói o resultado do processo licitatório para que a Casa Norival de Freitas, que fica na Rua Maestro Felício Toledo, seja restaurada. O local, que fica no Centro da cidade e é conhecido como Solar Notré Revê (Nosso Sonho- em francês), está interditado desde 2019 e será sede da Escola de Música Arthur Maia e do Programa Aprendiz Música na Escola. A obra custará R$ 29 milhões e tem prazo de conclusão estimado em 24 meses após a assinatura da ordem de início.
O casarão, que foi residência de Norival de Freitas (político fluminense), foi construído em 1921 e terá a restauração feita pelo consórcio Cone-Conteck (Conteck Comércio e Serviços de Instalação de Equipamentos e Cone Engenharia e Construção Civil). A área total da edificação é de 373m² num terreno de 978m².
A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) informou que executará a reforma e restauro total da Casa Norival de Freitas, no Centro. Com isso, o prédio terá todo o conceito destinado à cultura e à arte. Além da preservação das características originais da edificação, será construído um anexo com três pavimentos.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Niterói, no primeiro pavimento haverá uma cafeteria e auditório com camarim; no segundo a sede administrativa, um estúdio e uma área de convivência e, no último, um terraço com área de contemplação. A área externa do casarão ganhará novo paisagismo e iluminação.
DETALHES DO CASARÃO
De acordo com o Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac) Norival de Freitas nasceu em Niterói, em 29 de junho de 1883, e faleceu em 22 de fevereiro de 1969 e foi um importante advogado e político na cidade. A casa foi inaugurada em 1923 em estilo eclético romântico, na rua Visconde de Itaboraí, 474, no trecho hoje denominado Maestro Felício Toledo. O prédio tem elementos de caráter art nouveau e técnicas dos mestres-de-obras portugueses, projetado pelo francês Berrari. O responsável pela execução das obras foi João Dalossi. A imponência de sua edificação, em dois pavimentos, é suavizada pela delicadeza dos trabalhos de ornamentação plena de curvas e guirlandas que se expandem pelas paredes e sacadas. Seu interior foi decorado com pinturas em pouchoir e revestimentos importados, caixilharias de vidros coloridos e, ainda, azulejaria e serralheria art nouveau. O torreão ornado possui um beiral sustentado por singulares mãos-francesas de madeiras. Nas varandas, as colunas em ferro conferem a leveza ao conjunto e as pinturas de paisagens nas paredes externas denotam o espírito romântico da época. Essa leveza da construção criava uma atmosfera onírica no espaço arquitetônico, atestada pela inscrição “Notre Rêve”. Em seu apogeu, um jardim de feições pitorescas emolduravam o solar.