Um levantamento realizado pela Prefeitura de Maricá no primeiro semestre deste ano, mostrou que na cidade houve uma redução das doenças arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya. No primeiro caso, dengue, foram 15 registrado esse ano. No segundo, Zika, apenas um. Já os casos de Chikungunya foram 377 registros. Os bairros com maior incidência são nos bairros Flamengo, Jacaroá, Mumbuca, Araçatiba e Centro.
No comparativo realizado com os dados deste ano, com o mesmo período do ano passado, mostra que nos três casos houve redução. Quando falamos em dengue, nos seis primeiros meses de 2018 foram 338 casos e este ano apenas 15. No caso do Zika, em 2018, foram 18 contra um de 2019. Os registros de Chikungunya mostram redução de 215%, saindo de 1.191 casos no primeiro semestre de 2018 para 377 este ano.
Segundo a prefeitura, a equipe da Vigilância Epidemiológica treina os profissionais que trabalham junto às residências para a notificação e intensificou a busca ativa dos casos suspeitos. Além disso, faz utilização do carro fumacê no combate aos focos do mosquito aedes aegypti e da orientação permanente à população para não deixar recipientes com água parada.