spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

CBF apresenta novo calendário do futebol até 2029 e convoca Seleção para amistosos

Mais lidas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, o calendário do futebol profissional masculino para 2026, com planejamento estendido até 2029, e também anunciou a convocação da Seleção Brasileira para os amistosos da Data FIFA de outubro contra Coreia do Sul e Japão.

Na abertura do evento, o presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que a reestruturação do calendário é uma prioridade da gestão. O diretor de Competições, Julio Avellar, apresentou as mudanças, que incluem a redução de jogos para clubes da Série A e a ampliação de oportunidades para equipes de divisões inferiores.

Entre as principais novidades estão a diminuição dos campeonatos estaduais de 16 para 11 datas, o aumento de vagas na Copa do Brasil (de 92 para 126 já em 2026, chegando a 128 em 2027), a criação da Copa Sul-Sudeste e o fortalecimento das Séries C e D. A Série A manterá o formato atual, mas com maior equilíbrio de datas e pausas durante a Copa do Mundo. Segundo a CBF, haverá redução de até 15% no número de partidas por temporada dos clubes da elite e aumento de 26% no número de times com calendário nacional.

Foto: Rafael RIbeiro/CBF

Seleção Brasileira

Ainda durante o evento, o técnico Carlo Ancelotti anunciou os 26 jogadores convocados para os amistosos da Seleção. O Brasil enfrenta a Coreia do Sul no dia 10 de outubro, às 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, e o Japão no dia 14, às 7h30, no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.

A convocação conta com Bento (Al-Nassr), Ederson (Fenerbahçe) e Hugo Souza (Corinthians); Caio Henrique (Monaco), Carlos Augusto (Internazionale), Douglas Santos (Zenit), Militão (Real Madrid), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma); André e João Gomes (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Paquetá (West Ham); além de Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo e Vini Jr (Real Madrid).

Foto: Rafael RIbeiro/CBF

Com a divulgação do calendário e da convocação, a CBF reforçou dois pontos centrais de sua gestão: a tentativa de racionalizar a temporada nacional e o compromisso de preparar a Seleção para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.

Neimar Jr. na Seleção

Em entrevista à TNT Sports, o técnico Carlo Ancelotti reafirmou que Neymar segue nos planos da Seleção, mas apenas após recuperar a plena forma física. Segundo ele, o atacante “não precisa ser testado” e terá tempo suficiente para estar em boas condições até a Copa do Mundo.

Maricá FC garantido na série D 2026

O Maricá FC já está confirmado na Série D de 2026, após as mudanças anunciadas pela CBF. O torneio passará a contar com 96 clubes e terá início em abril, com fase de grupos e mata-mata até setembro. Além do acesso de seis equipes à Série C, o campeão da Série D garantirá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.

O Tsunami estréiou com vitória, na Série D do Campeonato Brasileiro 2025, contra o Rio Branco, clube tradicional do Espírito Santo, por 2×0 / Foto: Bruno Maia / Divulgação Maricá FC
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img