O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou, em nota, que segue com operações ininterruptas no Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio, após o incêndio de grandes proporções registrado na noite de sexta-feira (2), que atingiu uma loja localizada no subsolo do centro comercial.
Neste domingo (04), as ações permanecem concentradas no trabalho de rescaldo e na eliminação de focos remanescentes, com monitoramento contínuo das condições de segurança da edificação. A operação conta com efetivo especializado, formado por oito equipes, com quatro militares cada, que se revezam a cada 15 minutos, além do uso de recursos técnicos adequados até a completa estabilização da ocorrência.
De acordo com o CBMERJ, o incêndio teve início em uma área de difícil acesso, o que provocou grande concentração de fumaça no interior do prédio e exigiu uma atuação técnica especializada. Desde o começo da operação, os bombeiros utilizam equipamentos de proteção respiratória autônoma e sistemas de ventilação mecânica, essenciais para a dispersão dos gases e a segurança das equipes.
Diante das limitações de acesso por terra, estratégias alternativas foram adotadas para o avanço do combate às chamas. No sábado (3), uma aeronave foi utilizada para o desembarque de militares na cobertura do shopping. A ação possibilitou a abertura de portas de emergência e a ventilação forçada do ambiente, com progressão das equipes do topo para as áreas inferiores do prédio.
Para reforçar o trabalho, uma retroescavadeira também foi empregada na abertura de acessos em uma das paredes laterais do shopping, nas proximidades da entrada principal, na Avenida Maracanã. A medida permitiu ampliar a ventilação e garantir melhores condições de atuação no interior da edificação.




















