A Cedae realizará, na próxima quinta-feira (16), a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, com interrupção programada da captação de água bruta e da produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, entre 4h e 22h. A parada técnica afetará o abastecimento em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
A ação mobilizará cerca de 200 profissionais em mais de 40 frentes de trabalho, incluindo limpeza e revisão de reservatórios, filtros e canais, além de reparos em tubulações e modernização de equipamentos. Também estão previstas inspeções de segurança, ajustes em sistemas automatizados e melhorias estruturais em todo o sistema.
De caráter preventivo, a manutenção visa reduzir riscos de falhas operacionais e garantir maior confiabilidade no fornecimento durante os meses de maior consumo, como o verão. O objetivo, segundo a Companhia, é assegurar um sistema mais seguro, eficiente e preparado para atender cerca de 2 milhões de pessoas na região leste da Baía de Guanabara.
Após a conclusão dos trabalhos, o fornecimento será retomado gradualmente. A Cedae recomenda que os consumidores reservem água e evitem desperdícios durante o período da manutenção.
A distribuição de água nas áreas atendidas é feita pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, conforme suas respectivas zonas de atuação.