Nesta segunda-feira (27/03), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera. O ex-Deputado Federal tomou posse com os novos diretores da Financiadora — Carlos Aragão, Elias Ramos e Janaina Prevot — .
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Alberto Aragão, vai ser diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O professor Elias Ramos de Souza vai exercer o cargo de diretor de Inovação da Finep. Funcionário do BNDES, Márcio Stefanni vai assumir a Diretoria Financeira, de Crédito e Captação. A economista Janaína Nascimento, servidora da Finep, vai ser a diretora de Administração.
A Finep, criada em 1967, é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. A financiadora substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico com auxiliar na implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.
Os principais desafios que a Finep se propõe a enfrentar por meio da promoção da inovação são: Dotar a economia brasileira de capacidade de inovação para o enfrentamento de desafios nacionais e globais; Estimular a implantação de atividades contínuas de P&D nas empresas; Apoiar a inserção de empresas inovadoras nos mercados nacional e global; Elevar a competitividade das empresas e instituições brasileiras; Reverter a vulnerabilidade externa das empresas e instituições nacionais nos segmentos intensivos em tecnologia; Estimular a participação do capital privado em inovação; Apoiar inovações que promovam a sustentabilidade.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais