
Cada vez mais Capital Nacional do Surf. Foi dado o início nas obras de construção do Centro de Treinamento (CT) de Surf em Saquarema, que ficará em Itaúna, local que também recebe a etapa brasileira do Circuito Mundial do esporte, promovido pela World Surf League e que está tendo a cobertura do ErreJota Notícias.
Segundo a Prefeitura de Saquarema, o local será importante para transformar a cidade em uma referência mundial na formação de talentos do esporte. O CT de Surf funcionará como um espaço de aprendizado, treinamento e visitação.
As etapas de campeonatos nacionais e internacionais realizadas na Praia de Itaúna, com destaque para o WCT e o SuperSurf, despertaram nas crianças e jovens de Saquarema um grande interesse pelo esporte. O local foi concebido para atender atletas iniciantes, profissionais e semi-profissionais, foi projetado com acesso para portadores de deficiências e seguiu padrões arquitetônicos que respeitam o meio ambiente.
Junto com o Centro de Treinamento será criado o Museu do Surf, um espaço dedicado à história do esporte, com objetivo de resgatar a importância da cidade para o Surf.
Um minucioso trabalho de pesquisa está reunindo arquivos de imagem e listando personagens que viveram a descoberta dos picos de Itaúna e Vila nos anos 70, sem esquecer dos pioneiros californianos, que se encantaram com as ondas na década de 60. Os surfistas Pepê e Petit, mais conhecido como Menino do Rio, e muitos outros, estarão representados no museu, que também reunirá um acervo de antigas pranchas e acessórios.
A coleta de materiais para o museu também acontece durante a etapa brasileira do Mundial de Surf. Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima, Adriano de Souza (Mineirinho) e Stephanie Gilmore emprestaram os moldes de seus pés para a confecção das peças que serão colocadas ao término das obras do Centro de Treinamento. “Obrigado, Saquarema! Que honra!”, agradeceu Medina.