A forte chuva do fim da tarde de sexta-feira (20), que atingiu os municípios de São Gonçalo, Niterói e Maricá causou alagamentos, quedas de árvores, falta de luz e outros problemas em várias regiões das cidades.
Niterói
Em Niterói, até o momento, a prefeitura informou que não houve acionamento de sirenes, mas foi registrado um volume muito alto de chuvas no município.
Niterói entrou em estágio de atenção às 16h30, devido à aproximação de núcleos de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhados de raios e rajadas de vento moderadas a fortes. Até o momento, não há registro de feridos.
Agentes da Prefeitura estão atuando em pontos estratégicos da cidade. Funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) trabalham na remoção de galhos e na limpeza de áreas afetadas. Além disso, operadores de trânsito da NitTrans estão organizando o fluxo de veículos para minimizar os impactos no tráfego.
Campo de São Bento fechado para limpeza
Segundo a administração municipal, devido às intensas chuvas que impactaram nossa cidade, ficou decidido cancelar todas as atividades e shows programados no Campo nesta sexta-feira (20).
A prioridade, segundo as autoridades, é garantir a segurança de todos e realizar a limpeza necessária no parque para que o público tenha conforto e segurança na maior brevidade.
De acordo com os dados registrados nas últimas horas, os maiores acumulados de chuva foram: Várzea das Moças: 47,8 mm, Pé Pequeno: 36,8 mm, Boa Vista: 34,2 mm, Morro do Estado: 27,8 mm e Morro do Palácio: 27,4 mm.
São Gonçalo
A Defesa Civil de São Gonçalo informou que não houve acionamento de sirenes na cidade. Foi registrado transbordo no Rio Aldeia, em Ipiíba e duas quedas de árvore, sendo uma no Gradim e outra em Vista Alegre. Também houve registro de queda de dois postes de luz no Pacheco.
Maricá
O Município de Maricá foi bastante atingido pelos fortes ventos, e há vários locais sem luz.
Nas redes sociais, os moradores postaram quedas de árvores, galhos e alagamento.
Os moradores de Inoã estão sem luz desde cedo e alguns cuidam de idosos com necessidades especiais, além de crianças de colo.
A prefeitura ainda está verificando as ocorrências e não fez nenhum relato os acontecimentos na cidade, que já começou a semana com a tempestade de segunda-feira, quando um jovem operário morreu, vítima da queda da árvore flutuante, derrubada por uma ventania extrema.
Falta de luz na região do temporal
A Enel Distribuição Rio informa que as fortes chuvas com descargas atmosféricas e rajadas de ventos ocorridas no fim da tarde de hoje (20) impactaram o fornecimento de energia para parte dos clientes da distribuidora. A Região Sul do estado e as cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Duque de Caxias e Magé foram as áreas mais afetadas. Em diversos pontos, os ventos causaram a queda de árvores e galhos que destruíram trechos da rede elétrica.
A distribuidora afirmou que acionou imediatamente o seu plano de emergência e reforçou o número de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer o serviço o mais rápido possível. A empresa também está realizando manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes com o serviço interrompido.
Ventos e chuva na Ponte Rio-Niterói
Os ventos fortes que atingiram a região da Baía de Guanabara obrigaram os operadores da Ponte Rio-Niterói (BR-101) a realizar operações de comboio para evitar acidentes na via expressa.