
O prefeito de Maricá Fabiano Horta anunciou, através das redes sociais, que a cidade terá pontos de arrecadação de doações para o sul da Bahia, que sofre com enchentes em decorrência de fortes chuvas e rompimento de barragens. Os locais serão divulgados nos próximos dias.
“O governo de Maricá, consoante com o princípio da solidariedade que nos orienta como valor fundamental da vida humana, promoverá ampla campanha para recolhimento de doações que auxiliem nossos irmãos baianos em municípios afetados por fortes chuvas e enchentes que os colocam em trágico estado de calamidade pública”, anunciou Fabiano.
72 municípios baianos estão em situação de emergência. As chuvas já deixaram 18 mortos e mais de 16 mil desabrigados no Sul da Bahia. Outras quase 20 mil pessoas estão desalojadas. Dados da Defesa Civil do Estado da Bahia apontam que as enchentes afetaram mais de 430 mil pessoas. Outras duas vítimas estão desaparecidas.
“Este é um momento de união, e a prefeitura da nossa Maricá expressa sua consternação pelas vítimas, manifesta solidariedade a todos os gestores municipais e ao governador Rui Costa”, disse o prefeito maricaense.
Em entrevista à CNN Brasil, o governador Rui Costa afirmou que 58 cidades do estado estão totalmente ou parcialmente submersas. “São comunidades inteiras, rurais e urbanas, debaixo de água”, afirmou.
Confira a situação de alguns pontos do Sul da Bahia:
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as fortes chuvas foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno que se estende do sul da região amazônica até a área central do Atlântico Sul. O ZCAS é comum no verão e costuma durar entre três e quatro dias.
O INMET prevê que as chuvas na região devem perder força a partir desta segunda (27), concentrando-se na região Oeste da Bahia.
Veja vídeos da situação no Sul da Bahia: