As chuvas do último final de semana em Niterói representaram 80% do total esperado para todo o mês de janeiro em apenas uma hora. Pensando em uma melhor resposta para essas mudanças climáticas, nessa terça-feira (16/01), a Prefeitura de Niterói abre usma nova licitação para a aquisição de oito estações hidrológicas.
Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp
Os equipamentos contam com sensores de chuva e nível de rio. Além disso nas estações serão feitas a manutenção e operação de mais três estações meteorológicas completas.
Além dessas estações, que ainda não têm locais escolhidos para instalação, a cidade conta com 30 estações pluviométricas em funcionamento pela Prefeitura, 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a uma do Instituto Nacional Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O pluviômetro é um instrumento que coleta e mede as chuvas. Uma chuva de 1 milímetro por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado.
“Os pluviômetros são de extrema importância para a realização do monitoramento dos volumes de chuva no município (…). Com uma rede de observação de dados meteorológicos robusta conseguimos observar a diferença de intensidade da chuva em diferentes bairros da cidade, permitindo uma melhor avaliação da intensidade da chuva em todo o território e assim empenhar as ações e recursos nas regiões mais impactadas’”, explicou coronel Walace Medeiros, secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o Clima Tempo a primeira quinzena de janeiro foi marcada pela ocorrência de temporais em quase todos estados brasileiros, que afetaram também várias capitais. O excesso de calor e a umidade do ar elevada, a passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste, a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, na primeira semana de janeiro, proporcionaram eventos de chuva forte.
Em Niterói, nessa terça-feira (16/01) a previsão é de pancadas de chuva à tarde. Na quarta-feira (17/01) a máxima chega aos 38ºC com sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e noite sem nuvens.
NÚMEROS
A cidade entrou em alerta máximo e ao todo a Defesa Civil foi acionada para 21 ocorrências de deslizamentos, 21 quedas de árvores e ao todo 69 pessoas ficaram desalojadas. Houve deslizamentos de encosta nas regiões do Boa Vista, Bonfim, Cavalão, São Francisco, Morro da Penha, Engenhoca, Caramujo, Barreto, Largo da Batalha, Cubango, Bairro de Fátima e Viçoso Jardim.