spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Cidade da Segurança: Maricá investe em monitoramento inteligente

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, deu um passo decisivo rumo à implantação da Cidade da Segurança, um complexo moderno e altamente tecnológico que transformará o monitoramento urbano do município. A assinatura do termo de aquisição do terreno onde o espaço será construído acontece nesta segunda-feira (1º de dezembro), às 13h, em Itapeba, marcando o início de um dos maiores projetos estruturantes da segurança pública local.

Projetada para ser referência nacional, a Cidade da Segurança vai concentrar, em um único ambiente, operações da Guarda Municipal e do Proeis, além de abrigar um novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O espaço contará com câmeras inteligentes, sistemas avançados de análise, tecnologias de reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, elevando ainda mais a capacidade de prevenção e resposta das equipes.

“É assim, com investimento e muito trabalho, que mantemos Maricá como uma das cidades mais seguras do Brasil. O compromisso é simples: defender o povo, cuidar da cidade e não deixar a criminalidade se criar”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.

Centro de Integração de Operações em Segurança Pública (Ciosp), Foto: Elsson Campos PMM

A tecnologia já é uma aliada importante na segurança da cidade. Em 2025, por meio do convênio com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Maricá alcançou o menor índice de letalidade violenta desde 2003, completou um ano e meio sem casos de latrocínio e registrou reduções expressivas nos principais indicadores. Foram 26 prisões realizadas com apoio de sistemas inteligentes, cinco pessoas desaparecidas localizadas e 109 veículos recuperados. Mais de 300 ocorrências foram encaminhadas à delegacia a partir do monitoramento.

O secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, reforça que o avanço tecnológico é peça-chave na estratégia municipal.
“Investimos fortemente em equipamentos, tecnologia e infraestrutura para garantir um serviço de excelência. A cada mês reduzimos os índices de criminalidade em Maricá e seguiremos ampliando políticas modernas e eficazes para a cidade”, destacou.

A rede tecnológica do município segue em expansão, com 20 totens de segurança, quase 40 câmeras de reconhecimento facial e cerca de 3 mil câmeras de videomonitoramento integradas ao Ciosp. A Guarda Municipal possui mais de 400 agentes, com atuação diária nos quatro distritos e em grandes eventos, além das 238 vagas do Proeis, que reforçam a presença ostensiva nos bairros.

Com a Cidade da Segurança, Maricá avança para um novo patamar de inovação e proteção urbana, fortalecendo o modelo de cidade inteligente e segura que vem se consolidando nos últimos anos.

Foto: Foto: Clarildo Menezes PMM
Foto: Bernardo Gomes

Prefeito divulga a criação da Cidade da Segurança nas redes sociais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img