O Projeto Cidade Ilustrada segue transformando as paisagens do município de São Gonçalo. Mais de 20 painéis foram feitos por toda a cidade desde o início do projeto e mais sete estão para começar no início de 2025. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo e reúne dezenas de artistas locais, sob a curadoria do artista gonçalense Marcelo Eco.
O projeto vai continuar transformando o município no próximo ano. Mais seis painéis estão em pré-produção e irão homenagear: o trio Os Garotin, no MUVI; o navegador Gonçalo Gonçalves, no Centro; além de uma mureta de representatividade negra, no Paraíso; um painel Bonde de SG, no MUVI; um painel Relógio de Sol, no Camarão; e um na passarela de Vista Alegre. Atualmente, estão sendo feitos diversos painéis pela cidade, incluindo um em homenagem ao jogador de futebol Vini Jr., no Centro.
O Cidade Ilustrada surgiu no primeiro ano da atual gestão para proporcionar um ambiente agradável e conscientizar a população sobre a necessidade de conservar os espaços públicos.
O prefeito Capitão Nelson destacou a importância do projeto para o município. “É muito importante que tenhamos projetos como esse em São Gonçalo. Sempre foi uma prioridade do nosso governo valorizar os artistas locais e é isso o que o Cidade Ilustrada vem fazendo com maestria pelas ruas da cidade. Além disso, a gente está gerando empregos para os gonçalenses e embelezando nossa cidade”, afirmou.
Estão responsáveis pela pintura do projeto os seguintes artistas: Siri do Muro, Marcelo Alio, Douglas Civic, Eduardo Lima (Dudu), Eduardo Oliveira (Tex), Glaucio Vênus, Gustavo Amaral (Gut), Igor Skid, Leandro Ribeiro, Márcio Vieira (Mac), Thiago Moreira da Silva (Trep) e Victor Barreto Araújo (Victor 32), Leda Daguimar, Raffael Raf e William Kotó.
“Os artistas que atuam no projeto estão transformando a nossa cidade, dando mais beleza e cores para São Gonçalo. A gente tem buscado valorizar nossos artistas e, com essa ideia, formamos, em novembro, jovens em um curso de “Arte na Rua”, onde os alunos aprenderam sobre técnicas de grafite, desenho técnico, técnicas de muralismo, além de aulas práticas. Planejamos que essas aulas continuem no próximo ano e, com isso, consigamos valorizar o talento local”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu.
Desde o início do projeto, foram feitos, ao todo, 24 painéis em São Gonçalo, em praças, viadutos e equipamentos públicos. Destacam-se os painéis das praças da Lagoinha, do Colubandê, dos Ex-Combatentes, Santa Izabel, Pacheco e Espaço Salvatori. Os principais viadutos da cidade também receberam a arte em grafite, contando a história da cidade. Além disso, prédios públicos como a Secretaria de Educação, a Casa do Empreendedor, a UMPA do Pacheco, os Polos Sanitários Washington Luiz e Hélio Cruz, o PAM Coelho e o horto municipal, entre outros, também foram revitalizados com as cores do Cidade Ilustrada, além de paredões do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI).