Quem deseja ver o prédio do antigo Cinema Icaraí – fechado desde 2006 – em frente à Praia de Icaraí, em Niterói, reformado e sendo usado pela população, vai ter que esperar mais um pouco. A prefeitura aguarda manifestação do Tribunal de Contas do Estado sobre o edital de licitação que escolherá a empresa que vai fazer a obra de reforma geral do prédio.
Segundo a prefeitura, a próxima etapa consiste no recebimentos dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução das obras. A partir do momento em que estas forem iniciadas, o prazo para a conclusão é de 12 meses.
De acordo ainda com a prefeitura, em 2019 a Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento) já concluiu as etapas de contratação e elaboração do projeto, assim como de sua aprovação junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
Procurado, o TCE informou que a análise da resposta encaminhada pela Prefeitura de Niterói foi pautada para a sessão do plenário virtual realizada entre 13 e 17 de novembro. Um pedido de vista, porém, adiou eventual decisão plenária. Ainda não há data para análise do processo.
O valor mínimo estimado para o trabalho é de R$ R$ 56.643.390,84. Com a reforma, o espaço contará com três salas de cinema de última geração, sala para concertos, que abrigará a Orquestra Nacional da UFF, quatro espaços de gastronomia, entre outros. O quarto pavimento ganhará um bar bistrô e será criado um quinto para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar, sem retirar as características da fachada.
As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65, cada. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere. O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante.
Já o segundo receberá toda a infraestrutura para atender a orquestra e também estarão localizadas as áreas administrativas do empreendimento. A plateia terá capacidade para mais de 300 pessoas e será instalada uma plataforma elevada para acesso ao subsolo. O projeto também inclui a revitalização deste subsolo, abaixo do palco, para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.
O trabalho inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de escada rolante e elevador, oferecendo acessibilidade plena aos visitantes.
O prédio, inaugurado em 1945, no estilo Art Déco, era considerado um dos últimos cinemas de rua de Niterói. O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Em 2019, a Universidade Federal Fluminense assinou um termo de cessão do Cinema à Prefeitura de Niterói por 40 anos.