Na manhã do último domingo (30), no momento das eleições do segundo turno, eleitores que aguardavam na fila para votar avistaram uma Cobra Coral.
O caso aconteceu na Escola Municipal Gustavo Campos da Silveira, no Centro de Saquarema. Populares acionaram a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
Os agentes se dirigiram rapidamente ao local, onde capturaram a serpente e entraram em contato com o Instituto Vital Brazil, em Niterói.
O animal foi entregue para verificação, sendo identificada como uma coral-verdadeira. A serpente permanecerá aos cuidados do instituto para pesquisas e produção de soro antiofídico.
O Coordenador da Guarda Ambiental de Saquarema explica sobre a frequência que ocorrem estas aparições, assim como os locais que são encontradas.
“A aparição desses animais obedecem a sazonalidade, essa época é o período de reprodução, porém o mais comum é encontrarmos a jararaca, jibóia, limpa campo e cipó, no caso da coral, em um ano só conseguimos resgatar 2, ou seja não é comum a aparição dessa espécie. Costumam ser encontrados com mais frequência em áreas perto da reserva, ou seja, Jaconé, Itaúna e Vilatur, normalmente em residências. Essa é a segunda vez que resgatamos serpente em escola, a primeira foi em Vilatur que foi uma limpa campo”, explica o coordenador.
Ainda conta o que fazer caso se depare com estes animais. “Ao se deparar com uma serpente a primeira coisa que se faz e isolar a área e chamar a guarda ambiental ou bombeiro”, conclui.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes