O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fará 25 anos no próximo domingo (22). Diversas melhorias, mudanças e uma maior organização aconteceram nos últimos anos, mas apesar de tudo isso, motoristas brasileiros ainda cometem infrações graves e muitos não sofrem punição. Milhares de infrações são registradas diariamente, mas faltam fiscalizações das polícias e do DETRAN.
A legislação endureceu penalidades aos motoristas que dirigem embriagados e que cometem diversas outras infrações. Mesmo em constantes atualizações na legislação, a modernidade avança mais rápido, fazendo com que não haja controle total sobre novos veículos como bicicletas elétricas e a motor, scooter elétricas, patinetes e as famosas motos “cinquentinhas”. Quadriciclos, por exemplo, tem a necessidade do uso da habilitação, porém em diversas cidades do país o uso é descontrolado.
Em Niterói e região, diversas reclamações e acidentes acontecem por conta do uso do quadriciclo. Em Maricá, adolescentes sofreram um acidente com o veículo no ano passado (28/06/22). Um menino de 15 anos morreu e outros dois adolescentes ficaram feridos.
Apesar das más condutas dos motoristas e falta de fiscalizações, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) melhorou e preveniu um grande número de acidentes. A criação da Lei Seca, o uso obrigatório do cinto de segurança, fiscalizações do DETRAN com órgãos do Estado ajudaram na prevenção de acidentes, salvando milhares de vidas.
*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes