A partir de terça-feira, 14, começa a 22ª edição da Semana dos Museus em todo o país e Niterói também vai participar, com rodas de conversa, oficinas, visitas mediadas nos museus da cidade, visando discutir a memória e o patrimônio cultural. O evento vai até o dia 19.
O tema este ano é “Museus, Educação e Pesquisa”. A Semana é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio.
O objetivo dos encontros é destacar as ações educativas realizadas nos museus e seus acervos museológicos na valorização da história, da memória e do patrimônio cultural da cidade.
A abertura será às 14h do dia 14, no Museu de Arte Contemporânea, no bairro da Boa Viagem. Na ocasião, será discutido o patrimônio cultural de Niterói sob o prisma científico. Outros encontros terão como assuntos a experiência de formação de centros de memória, a democratização do acesso de acervos e a salvaguarda do patrimônio.
Durante a Semana, serão realizadas visitas mediadas conjuntas do Museu Janete Costa de Arte Popular e Solar do Jambeiro, apresentando suas histórias e arquiteturas. Além disso, o Museu Janete Costa promoverá a atividade Uma Noite no Museu, com seu funcionamento em horário ampliado para receber estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
As ruas do Centro de Niterói também receberão visitas com a pesquisadora Simone Ferreira, apresentando um mapeamento da memória negra na cidade. O trajeto percorre pontos desde a Praça Araribóia até a estátua de Zumbi dos Palmares, em São Domingos.
A programação contará com atividades para as crianças, com contações de histórias inspiradas em Niterói e oficinas artísticas. O evento encerrará com uma gincana no Janete Costa, com perguntas sobre a história dos museus.
Confira a programação completa neste link: https://www.culturaniteroi.com.br/blog/cultura/6128