O segundo trecho da obra da orla da Praia das Pedrinhas começou a receber intervenções. Nesta quinta-feira (23), as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo iniciaram o processo de cravação de ensecadeiras, que servem para que a maré alta não dificulte os próximos passos da obra. Outros componentes estruturais serão instalados, como estacas e fundações dos pergolados.
A revitalização da segunda parte do calçadão da Praia das Pedrinhas terá um muro de contenção, decks pergolados, tanque de areia elevado e uma arquibancada para contemplação para a baía. Além disso, haverá áreas intercaladas de paisagismo com árvores de várias espécies.
O prefeito Capitão Nelson destaca a importância das obras no local. “Estamos revitalizando esse espaço de lazer, que já era muito querido pelos gonçalenses, porém precisava de cuidados. A população irá aproveitar ainda mais de um lugar bonito e organizado”, afirmou.
A primeira parte da orla, ao lado esquerdo, já recebeu asfalto, redes de drenagem, padronização das calçadas, esgotamento sanitário e abastecimento de água, numa intervenção simultânea com a concessionária Águas do Rio.
Parceria do governo federal com o município recebe prêmio
Toda a orla está sendo revitalizada desde julho de 2024. A obra tem um investimento de quase R$ 5 milhões e um prazo de conclusão de 12 meses. A captação de recursos para a realização do projeto foi feita pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, junto ao Governo Federal, por meio dos Ministérios das Cidades e do Ministério do Turismo. O projeto de obras recebeu menção honrosa do Prêmio ABAP Roberto Burle Marx, na Modalidade Projeto, Categoria Espaço Público e Preservação Histórico-Cultural.