spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Conceição Evaristo é homenageada em Maricá e inspira Bienal de São Paulo

Mais lidas

A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) recebe nesta sexta-feira (12) a premiada escritora e doutora Conceição Evaristo, um dos principais nomes da literatura afro-brasileira. A autora participa da roda de conversa “Escrevivências da Juventude”, às 15h, na Orla do Parque Nanci. À noite, o cantor e ator Thiago Martins sobe ao palco em um show gratuito.

A escritora e moradora de Maricá Conceição Evaristo, um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea e vencedora de prêmios como o Jabuti, é a grande homenageada da festa este ano.

“Sou a escritora convidada e homenageada. Toda a minha obra estará disponível no evento, e estarei presente para conversar com leitores e dar autógrafos. Além disso, vai ser uma oportunidade para estar com vários escritores e escritoras do país”, destacou.

A autora tem previsão de participar do encerramento da festa, quando receberá uma placa comemorativa.

A Flim segue até domingo (14) e reúne grandes nomes da literatura, do jornalismo e da cultura nacional, como Flávia Oliveira, Luís Antônio Simas, Bárbara Carine e Eliane Alves Cruz, consolidando Maricá como referência cultural no país.

Recorde de público

Segundo os organizadores, em cinco dias, a 10ª FLIM já superou o público total de 2024, alcançando média de 28 mil pessoas por dia e registrando recorde histórico no sábado (06), com quase 38 mil visitantes no Parque Nanci.

Foto: Julios Costa PMM

Conceição Evaristo na Bienal de São Paulo

Além da Flim, Conceição Evaristo também inspira um dos maiores eventos de artes visuais do mundo: a 36ª Bienal de São Paulo, aberta no último sábado (6), no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. A edição, que tem como fio condutor o poema “Da Calma e do Silêncio” da escritora, reúne 125 artistas e coletivos e ficará em cartaz até 11 de janeiro, marcando a edição mais longa da história da Bienal.

Programação

Flimzinha

9h30 – Mágico Carvalho
10h – Pintura facial – Animaniacs
13h – Pintura facial – Animaniacs
14h30 – Alan Pevirguladez

Flim Jovem

11h às 12h – Palestra: O Poder da Palavra – Poesia e Filosofia. Palestrante: Viviane Mosé. Saudação: Vanessa Almeida
13h às 14h – Palestra: Favela Orgânica. Palestrante: Regina Tchelly. Mediação: Joseane Nutrição
15h às 16h – Roda de Conversa: Escrevivências da Juventude. Participantes: Rodrigo Moura, Nunes (UMES) e Conceição Evaristo. Mediação: Pamela (SEJJUP)

Papo Flim

8h às 12h – Mesa: A Escrita e a Leitura do Mundo pela Corporeidade. Professora Rosa Malena (UFF)
14h30 às 15h30 – Roda de Conversa:  Literatura, Carnaval e o Realismo Fantastico: uma União que Dá Samba. Participantes: Fabiana Amorim (Hub Pronto) e Renato Esteves (Império Serrano). Mediação: Luciana Bittencourt (EMAR)
16h – Lançamento do Livro: 08 de Janeiro que o Brasil não Viu. Autor: Ricardo Cappelli
18h –  Mesa 8: Atlântico Literário. Participantes: Eliseu Baroni, Balam Rodrigo e Teresa Cárdenas. Mediação: Luciana Barreto

Palco Principal

20h – SHOW Prata da Casa Banda Onvecna
21h – SHOW Thiago Martins

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img