Concursos públicos serão retomados em São Gonçalo

Os concursos públicos já homologados promovidos pelos Poderes Executivo e Legislativo, bem como pelas Fundações, Empresas Públicas e Autarquias do Município, serão retomados em São Gonçalo. As provas deverão acontecer a partir de abril de 2021.

A novidade foi publicada no Diário Oficial do município nesta quinta-feira (3). A decisão se deu através da retomada dos concursos, que também haviam sido suspensos em virtude da pandemia, como exemplo o poder executivo citou o concurso público para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva em cargos da carreira de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), reaberto em 16 de novembro e  o concurso do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF, também para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Auditor de Controle Externo, reaberto no dia 25 de novembro.

Ambos os concursos retomados trazem novo cronograma de atividades referentes aos certames e a previsão de aplicação das provas a partir de fevereiro do ano de 2021. Já em São Gonçalo a previsão é que as provas sejam retomadas em abril de 2021, tendo em vista a expectativa de que, em janeiro de 2021, uma vacina segura já esteja pronta e disponível para toda a população.

Ainda de acordo com o texto, a Administração Pública possui uma grande carência de servidores. De acordo com o atual prefeito da cidade, José Luiz Nanci a decisão não prejudicará eventual análise por parte do futuro Chefe do Poder Executivo do Município de São Gonçalo, no sentido de tornar a determinar a suspensão de um ou de todos os concursos caso a situação decorrente da pandemia pela Covid-19 não permita assegurar a proteção da higidez dos candidatos e dos colaboradores envolvidos nos certames quando da aplicação das provas.

O Instituto Selecon, responsável pelo certame, ficará responsável pelos cronogramas de atividades para os editais. De acordo com Marcus São Thiago, diretor de Concursos e Processos Seletivos do Instituto Selecon, medidas de biossegurança estão sendo pensadas para realização do concurso.

“Estamos adequando todas as orientações e protocolos de segurança em saúde  determinados pelas autoridades sanitárias no município e no país, a fim de garantirmos a segurança dos candidatos e equipe de aplicação de provas presenciais. No prazo previsto nos novos cronogramas dos certames, divulgaremos editais específicos de convocação dos candidatos para as provas, com todas as medidas a serem cumpridas pelos candidatos e adotadas pela equipe de aplicação de provas. No prazo previsto nos editais retificadores, a serem divulgados, estaremos dando publicidade a todos os protocolos sanitários a serem adotados para a aplicação de provas, previstas para ocorrerem somente a partir de abril de 2021, conforme a previsão do município”, disse.

O diretor ainda ressaltou que, já existem sugestões de minutas de cronogramas, que foram encaminhadas para análise do município, com provas previstas para ocorrerem a partir de abril de 2021, mas ainda estão aguardando a aprovação dos novos calendários pela Comissão Municipal dos certames públicos.

Sobre a realização da prova sem a chegada da vacina no país, o instituto informou que sssa questão será decidida pelas autoridades de saúde do município, conforme o andamento da pandemia e a necessária redução de casos de contaminação pelo Covid-19 na população.

Itaboraí– Já em Itaboraí, o concurso para professores foi adiado mais uma vez, a informação foi publicada na noite de quarta-feira (2), na edição extra do Diário Oficial da cidade e por meio do site do Instituto Carlos Augusto Bittencourt (Incab), organizador. Essa é a segunda alteração no cronograma do concurso. A prova já havia sido suspensa em março deste ano pelo mesmo motivo.

Notícias Relacionadas