Para garantir a segurança no pleito deste domingo (28/10) em todo estado do Rio de Janeiro, cerca de 45.600 agentes das forças federais e estaduais estarão nas ruas numa ação integrada para a realização do segundo turno das eleições. A Polícia Militar (PMERJ) e Forças Armadas realizarão as escoltas e a distribuição das urnas nos locais de votação.
Todo o processo será acompanhando por representantes de agências reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. No sábado (27), a partir do meio-dia, serão instalados o Centro Integrado de Operações Coordenadas (CIOC) e a Central de Inteligência. Em seguida, às 14 horas, o Gabinete de Gestão de Crise (GGC) será aberto com a presença do Secretário de Estado de Segurança, General Richard Nunes, e autoridades.
O Gabinete de Gestão de Crise contará também com autoridades do TRE-RJ e de várias outras instituições nacionais. O trabalho conjunto é resultado dos esforços da Coalizão Eleitoral, que vem se reunindo desde o fim do ano passado.
“A expectativa da Secretaria de Segurança é, dentro do ambiente da Coalizão Eleitoral, repetir no segundo turno os excelentes resultados alcançados no primeiro. Ou seja, garantir a todos o livre exercício do direito do voto, num ambiente de absoluta tranquilidade”, declarou o Secretário de Segurança, Richard Nunes.
*com informações da Agência Brasil