Nesta sexta-feira (29/11), acontece mundialmente um evento comercial chamado de “Black Friday”, quando diversas lojas prometem oferecer produtos com grandes descontos. O Brasil segue essa tendência mundial e muitas lojas por aqui aderiram ao movimento. Mas o consumidor precisa ficar ligado para não ser lesado.
Dra. Angélica Spindola, coordenadora do Procon Maricá (que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Industria, Petróleo e Portos do município), afirma que o dia de descontos é uma oportunidade para que lojistas provem sua capacidade de manter uma relação comercial transparente com os consumidores, oferecendo descontos reais nos produtos anunciados.
“Nenhum comerciante é obrigado a participar da Black Friday, mas os que participarem devem fazer por merecer a confiança de seus clientes”, afirma.
“Estaremos atentos e qualquer abuso detectado será prontamente combatido com os instrumentos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor”, complementou.
Um dos principais fluxos de vendas na Black Friday acontece na internet. Por isso, o Procon Maricá preparou uma série de dicas para que o consumidor não seja lesado ou faça compras ruins na próxima sexta-feira:
• Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento e reflita se você realmente precisa daquilo e se a compra não vai desequilibrar suas finanças;
• Mantenha-se atento aos preços antes e durante a ‘Black Friday’, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. No dia, confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou;
• Atenção com os sites falsos e fraudulentos. Eles costumam ser idênticos aos originais e prometem valores irreais. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo;
• Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor;
• Antes de realizar uma compra em um site, confira se o estabelecimento faz parte dessa “lista negra”: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evites…/list/evitesites.php. Essa lista é composta por sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados quando notificados. A reputação do vendedor também é importante. Os sites www.reclameaqui.com.br e www.consumidor.gov.br são boas fontes de avaliação de vendedores;
• O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. O Procon Maricá recomenda ligar para confirmar todos os dados;
• Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall;
• Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação;
• Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver;
• O consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Trata-se do “Direito de Arrependimento”. O fornecedor deve informar, de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor;
• Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de Lan Houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas;
• Não se deixe pressionar pelos cronômetros em contagem regressiva na tela indicando o término da promoção. Trata-se de pressão para que você conclua a compra sem pensar muito.
O consumidor que necessitar de orientação pode obtê-la através do telefone (21) 2634-1342, por WhatsApp através do número (21) 96831-0475, por mensagem na página www.facebook.com/proconmarica ou diretamente na sede, localizada no prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM), localizado na Rua Álvares de Castro, 2525 – Centro, das 8h às 17h. Agentes da autarquia também estão realizando atendimentos na Unidade Móvel, que está localizado na Av. Vitória Régia, s/n – Complexo de Segurança do Barroco, em Itaipuaçu.
Seguem algumas dicas para compras na internet:
É recomendável que o consumidor não compre por impulso. Antes de efetuar a compra, ele deve pesquisar os preços do produto em sites diferentes. Isso vai ajudar a saber se o item está realmente com desconto.
Também é importante verificar a segurança do site em que se pretende fazer as compras. Ao entrar no sítio eletrônico, confira na barra do navegador se o endereço eletrônico usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Ao clicar em cima da fechadura, deve aparecer o certificado de segurança do site.
Ao efetuar compras online, é importante o consumidor capturar todas as telas, assim ele fica com o registro de todo o passo-a-passo até a finalização da compra. Guardar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja é imprescindível.
Se for utilizar o cartão de crédito, dê preferência para o uso do cartão virtual. O número de cartão temporário, gerado pelos aplicativos dos bancos, é válido para uma compra única na internet. Se o número gerado não for usado, ele expirará automaticamente em um determinado prazo. Por isso que com ele as compras ficam ainda mais seguras.
É importante verificar, na hora de finalizar a compra, se o preço registrado é o mesmo que estava sendo ofertado. Prestar atenção no valor é fundamental. No caso de compras parceladas, tomar cuidado com o número de prestações, taxa de juros e demais encargos ou acréscimos. Além de ficar esperto com o valor cobrado pelo frete.
Promoções – Deve-se tomar cuidado com os preços promocionais. Alguns estabelecimentos oferecem descontos a clientes fidelizados por algum cartão, cadastro ou ao utilizar um meio de pagamento específico. Nos cartazes das ofertas, muitas vezes o valor do produto é apenas para esses clientes e o preço para o público em geral está em letras menores.
Sites com preços muito abaixo do mercado: é preciso ter atenção! O consumidor deve desconfiar desse tipo de e-commerce. O internauta deve optar por sites com boa reputação e desconfiar de páginas da internet que ele e seus amigos desconheçam. Ao comprar em sites desconhecidos, é importante pesquisar o que outros consumidores relataram sobre a empresa nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.
Wi-Fi – Ao efetuar compras pela internet, evite usar wifi públicos e computadores de lan house ou qualquer outro que não seja de uso pessoal.
Frete e entrega – Antes de realizar a compra, deve-se buscar saber as condições de entrega e o valor do frete. No estado do Rio as empresas são obrigadas por lei a oferecer o serviço com a data e a hora/turno em que o consumidor vai estar em casa para receber o produto.
Troca – Verifique a política de troca da loja. Não há legislação que obrigue o estabelecimento comercial a efetuar troca de produtos por modelo, tamanho, cor, ou porque não gostou. No entanto, essa regra é diferente para compras feitas fora do estabelecimento comercial – pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou realizada por catálogos. Nesses casos, o consumidor tem o prazo de arrependimento de sete dias, onde ele pode desistir da compra independente do motivo, conforme definido no artigo 49 do CDC. Não há necessidade de o consumidor apresentar qualquer motivo para cancelar a compra.
Redes sociais – Atenção ao comércio de produtos nas redes sociais. Por serem plataformas de relacionamento em alguns casos pode ser complicado resolver eventuais problemas. Caso o consumidor seja vítima de fraude nesses ambientes, não há garantia de que a plataforma seja responsabilizada. Além disso, a autarquia não recomenda que os consumidores finalizem as compras pelas redes sociais, mas sim através de um site seguro.