spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Corpus Christi: confira os detalhes da solenidade em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

No dia 08/06, quinta-feira,  a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi e em Niterói o tradicional tapete de sal começará a ser montado nas primeiras horas da manhã, na Av. Amaral Peixoto, no Centro. Os trabalhos de confecção começarão às 07h, com previsão de terminar às 11h. As paróquias do Vicariato Niterói contarão com 20 toneladas de sal, além de pó de café, pó de serra e xadrez. 

De acordo com a Arquidiocese de Niterói os católicos fluminenses poderão visitar os tapetes, a partir das 13h, e terão até às 15h, para tirar fotos e conhecer a criatividade das equipes envolvidas no evento. 

Terá um louvor seguido da Celebração Eucarística, presidida Dom Geraldo de Paula, Bispo Auxiliar de Niterói, a partir das 16h, num palco montado, em frente à Câmara Municipal de Niterói.

A procissão, começará após a Santa Missa, e irá até o fim da Avenida onde o Bispo dará a benção caminhando em cima do tapete de sal.

Entenda a data

Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

Celebração em São Gonçalo

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidirá a Celebração às 16h. Ao todo serão montados 238 tapetes (Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município). Serão usados 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 50 toneladas de sal. De acordo com a Arquidiocese de Niterói, a confecção dos tapetes, será no dia 08 de junho, a partir das 7h.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img