Nessa quinta-feira (08/06) a Igreja Católica comemora o dia de Corpus Christi e em Niterói as famílias e comunidades de várias igrejas já estão montando os tradicionais tapetes de sal. A Av. Amaral Peixoto, no Centro, já está com trânsito interditado e a confecção começou desde as primeiras horas do feriado.
Ao todo serão em média 20 toneladas de sal, além de pó de café, pó de serra e xadrez. A previsão da Arquidiocese de Niterói é que 13h tudo esteja pronto e até às 15h será o período de visitação do público.
Entenda a data
Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
Celebração em São Gonçalo
Já em São Gonçalo, considerado o maior tapete de sal da América Latina, a confecção ainda não começou. As equipes das paróquias estão recebendo os materiais para começarem a montagem. A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, às 16h.Serão 238 tapetes (Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município) feitos com 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 50 toneladas de sal.
Fotos Angela Moreno